Vereador cobra ações do Estado sobre o Hospital Regional

A situação do Hospital Regional de Guarapuava foi abordada na sessão do Poder Legislativo desta segunda (20). Durante os minutos que ocupou o microfone do plenário, o vereador Rodrigo Crema (UB) questionou o atual estado em que a instituição se encontra.

Para ele, atualmente não está sendo cumprida a promessa de que a obra serviria tanto a saúde da região, quanto aos cursos de medicina locais. A expectativa, segundo o vereador, era de que, além de desafogar a demanda por especialistas e leitos de internamento, o Hospital Regional também abrigaria alunos durante o internato, momento de prática supervisionada.

“Uma revolta que eu trago aqui que não é só minha, com certeza é de toda a população que está esperando, às vezes, leitos de internamento por dias. É uma revolta também da classe estudantil, dos estudantes de medicina”, expôs.

Rodrigo Crema considera que atualmente o Hospital Regional de Guarapuava está abandonado e questiona o comprometimento do Governo do Estado com a saúde em Guarapuava. Ele aproveitou para reforçar que com a formação de médicos na cidade, os maiores favorecidos são os próprios moradores.

“Essa discussão tem que ser trazida semanalmente. Porque nós precisamos sim de um Hospital Regional que foi nos prometido. Que iria ser qualificado em ortopedia, que iria ser um Hospital e escola para os nossos estudantes, e que estamos esperando”, ponderou.

Inaugurado em 2020, o Hospital Regional de Guarapuava ficou até 2022 atendendo exclusivamente pacientes de Covid-19, tendo suas obras antecipadas para atendimento dessa demanda. Após o momento crítico da pandemia, passaram a ser ofertados atendimentos gerais em maio do ano passado. Agora a expectativa é que aumentem o número de leitos, sendo dez para enfermarias e dez para saúde mental.

Deixe um comentário

Requião Filho promove ação para valorizar produção local de Páscoa

O deputado lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná

O deputado estadual Requião Filho lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná. A campanha teve como foco apoiar pequenos empreendedores que oferecem produtos de chocolates artesanais, mais acessíveis diante dos altos preços praticados nos supermercados.

A ação reuniu comerciantes de diversas regiões do Estado – como Curitiba, Ibaiti, Cambé e Sertanópolis -, que divulgaram seus produtos no perfil de Instagram do parlamentar. Entre os destaques, estão ovos de Páscoa tradicionais e recheados, embalagens personalizadas, bombons, barras e até produtos para colorir.

O deputado considera a Páscoa uma data importante para a valorização do comércio, incentivando o desenvolvimento da economia local. A ideia é manter a tradição de compras de chocolates, sem comprometer o orçamento das famílias.

“O Estado deve ser um aliado do pequeno empreendedor. Criar visibilidade para quem produz aqui no Paraná é uma forma concreta de fortalecer a economia local e os pequenos comerciantes. A divulgação desses chocolates também ajuda quem está buscando produtos de qualidade, mas com preços mais acessíveis aos de ovos tradicionais vendidos no mercado”, afirmou Requião Filho

Alta nos preços – Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o preço do cacau teve uma alta de 189% no acumulado de 12 meses – chegando ao pico de 282%. Essa alta impactou diretamente no valor dos tradicionais ovos de Páscoa, gerando surpresa no consumidor.

Apesar disso, a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) é de que a Páscoa de 2025 movimente cerca de R$ 258 milhões no estado, número impulsionado por compras de chocolates, presentes e produtos sazonais.

Ainda dá tempo – Quem ainda não fez as compras de Páscoa pode conferir as produções divulgadas pelo deputado. Os vídeos estão disponíveis em: www.instagram.com/requiaofilho.