Estado aumenta aquisição de alimentos orgânicos para merenda e ensina prática nas escolas

Ano a ano, os alimentos orgânicos vão ganhando mais importância e espaço no prato dos estudantes da rede estadual paranaense, tanto pelo ensino do cultivo nos colégios agrícolas quanto pela maior aquisição para a merenda escolar. Eles representavam menos de 15% na participação dos produtos comprados da agricultura familiar há quatro anos, e agora são 22% do volume em quilos adquiridos (2.207.236 kg) e 24% do valor (R$ 15,1 milhões) investido.

No ano passado, o fornecimento de orgânicos aconteceu em 1.541 escolas da rede pública estadual, ou seja, em 73% das 2,1 mil instituições. Estas escolas estão localizadas em 270 dos 399 municípios do Paraná, ou 67% deles. Em relação a 2021, não só aumentou o volume, que representava 18% da quantidade e 20% do valor, mas também o número de colégios atendidos, anteriormente de 1.235, em 192 cidades.

Dos mais de 70 diferentes itens fornecidos, as frutas se destacam com 35% da oferta total, seguidas de legumes e tubérculos, com 30%; e hortaliças com 13%.

“O consumo de alimentos orgânicos beneficia não só os alunos, como também os produtores e o planeta. Os estudantes porque passam a consumir alimentos sem agrotóxicos. O consumo de alimentos sem defensivos agrícolas diminui a incidência e o risco do desenvolvimento no médio prazo de doenças como o câncer, endócrinas, problemas com fertilidade e até com o desenvolvimento neurológico”, explica a nutricionista do Departamento de Nutrição e Alimentação do Fundepar (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional), Andrea Bruginski.

Em relação aos agricultores e ao meio ambiente, a produção de orgânicos é mais sustentável. “Ela deixa de lançar na terra, no ar, na água, o veneno do produto agrotóxico. Garante um desenvolvimento mais sustentável para o nosso planeta e também é benéfica para a própria saúde dos produtores, que precisam manusear esses itens”, acrescenta.

Para 2023, o planejamento é seguir ampliando a participação dos orgânicos, principalmente de grãos como feijão e arroz, alimentos de alta oferta no cardápio, servidos praticamente todos os dias nas escolas.

Ensino – A prática agrícola sem o uso de defensivos agrícolas é trabalhada diretamente com mais de 6 mil estudantes do Curso Técnico Agrícola, o carro-chefe da Educação Profissional nos 23 colégios agrícolas da rede estadual, nos quais os alunos estudam 4 mil horas ao longo do ensino médio (25% a mais que o Novo Ensino Médio). A carga horária do curso técnico abrange praticamente a metade disso, começando com 13 de 40 horas-aulas semanais na 1ª série até chegar em 26 na 3ª série.

“Essas escolas produzem vegetais e hortaliças totalmente livres de agrotóxicos, algumas possuem certificação de orgânicos, e os alunos aprendem um nicho econômico extremamente rentável”, diz o coordenador dos Colégios Agrícolas da Seed-PR, Renato Hey Gondin.

Os estudantes têm diferentes disciplinas, como introdução à agricultura, agroindústria, culturas, horticultura, agroecologia e gestão ambiental, manejo e conservação do solo, prática agropecuária, zootecnia e agronegócio, administração e extensão rural. À exceção da introdução e das disciplinas que envolvem gestão e administração, todas têm pelo menos metade da carga horária prática com atividades diretamente na lavoura ou com os animais.

“Esses alunos vão a campo, onde desempenham funções dentro da escola como se fossem pequenos agricultores. A disciplina de prática agropecuária, por exemplo, tem 100 horas por ano. Todos saem de sala e vão desempenhar funções operacionais dentro da escola, como plantio, colheita, horticultura, além de castração de suínos, manejo de gado de leite e de corte”, explica Gondin.

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