Rede Sine do Paraná gera 8.689 vagas com carteira assinada em janeiro

As Agências do Trabalhador do Paraná colocaram no mercado de trabalho 8.689 pessoas via rede Sine em janeiro deste ano, um aumento de 14,07% em comparação ao mesmo período de 2022, com 7.617 postos de trabalho com carteira assinada, e de 82% na comparação com 2021, com 4.755. Os destaques foram as regionais de Curitiba (1.450), Toledo (1.131), Francisco Beltrão (807), Pato Branco (756), Maringá (531), Campo Mourão (494), Cianorte (436), Umuarama (400) e Londrina (359).

Também houve um aumento no número de inscritos para vagas, com 29.356 em janeiro de 2023, contra 23.415 em janeiro de 2022 e 15.696 em janeiro de 2021, resultado da divulgação das oportunidades. O número de ofertas também cresceu: 63.741 em 2023, 56.650 em 2022 e 37.246 em 2021. Segundo a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), fruto do engajamento dos servidores das agências e dos postos avançados e do ambiente de crescimento da economia.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, os resultados de janeiro nas Agências do Trabalhador, assim como o período de colheita da safra de soja e o volume de exportações já registrado no primeiro mês do ano, tendem a se transformar em bons resultados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro, que ainda não foi divulgado.

O chefe da pasta ressaltou ainda que o volume de colocações via rede estadual deve apresentar percentuais de empregabilidade ainda maiores nos próximos meses.

“Nas próximas semanas teremos o resultado de um conjunto de ações adotadas pela Secretaria para o preenchimento de vagas ofertadas em todo o Estado, em especial a realização de mutirões do emprego em várias localidades, agilizando o contato entre quem quer trabalhar e o empregador que precisa contratar”, afirmou.

Para elevar ainda mais o saldo de empregos gerados no Paraná e avançar posições no ranking nacional de empregabilidade até o final de 2023, a SETR vai estabelecer uma meta de atendimento a ser seguida pelos 24 escritórios regionais. O objetivo é a realização de uma força-tarefa contínua para o preenchimento de vagas e análise de currículos e oportunidades.

De acordo com o Caged, o Paraná criou 118.149 novas vagas de trabalho em 2022 (saldo de admissões e demissões), ocupando o primeiro lugar no ranking de empregabilidade entre os estados do Sul. Através da Rede Sine, no entanto, o Estado foi o que mais empregou formalmente trabalhadores no ano passado, indicador apenas de admissões, com um acumulado de 122.083 colocações.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).