Exposição ‘Em Processo’ está no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro

Até o fim do próximo mês o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro apresenta a exposição ‘Em Processo’. A mostra, segundo a secretária de Cultura Rita Felchak, destaca a importância do espaço e a valorização dos jovens artistas de Guarapuava, além do fortalecimento da arte e da cultura.

“É sempre uma alegria receber artistas nesse espaço tão especial, nessa casa maravilhosa que conta histórias em tudo, desde o chão, paredes e teto. Aliás, quem poderia dizer que, neste ano, teríamos o Centro repleto de jovens artistas?”, ponderou a secretária.

“Quem diria que as artes visuais seriam tão respeitadas e difundidas? Pouco tempo atrás, as pessoas não apostavam nessas exposições, muito em razão de não haver um espaço propício para que pudessem exibir as suas artes. Agora é possível”, ressaltou Rita.

A exposição é resultado do trabalho realizado por 17 artistas do projeto de extensão de Residência Artística do curso de Arte da Unicentro. A composição se debruça em analisar o processo de criação de artistas que abordam diferentes temáticas e técnicas trabalhadas.

Conforme a professora e curadora, Desirée Melo, a exposição é um momento de virada de chave na vida de todos os participantes, pois de tal forma, abrem o espaço de pensamento compartilhado.

“Aqui, podemos de fato colocar no mundo das experiências aquilo que temos de mais profundo de idéias. É dessa forma que adquirimos a oportunidade de diálogo, e aquele pensamento que antes era só meu enquanto criadora, agora passa a ser de todos, e isso se difunde sem que tenhamos a dimensão de onde chegará. É isso que deu o nome: “Em processos”, o processo da construção do conhecimento, da criação e da arte”, enfatizou Desirée.

Durante o evento, além da presença dos artistas e da curadora, houve também, uma atração musical com integrantes da Banda Jovem.

Vale ressaltar que as obras permanecem para exibição até dia 30 de março, e a entrada é gratuita. A classificação indicativa da exposição é de 14 anos.

O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 1399.

Mais informações: (42) 3142-0758

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.