Idealizada pelo presidente da Câmara Setorial da Agência de Desenvolvimento do Centro-Sul do Paraná – ADECSUL – Marcio de Sequeira, a versão infantil do Visconde de Guarapuava, o Viscondinho contará estórias em quadrinhos falantes sobre o Paraná, Guarapuava e a região Turística Terra dos Pinheirais.
“O Viscondinho terá um universo maior, convidará outros personagens infantis, assim como também a flora e a fauna, que também serão animados e com fala humana, contando sobre as comunidades onde vivem (florestas, matas, montanhas, campos, cachoeiras, rios, lagos…)”, explicou o presidente.
O Projeto – Este projeto faz parte de um programa de Marketing e Publicidade com foco na cultura e turismo do município, voltado para o público infanto-juvenil, mas também com forte apelo para adultos que apreciam histórias em tirinhas (quadrinhos).
O projeto agregará valor ao projeto Griô, impulsionando ambos no universo digital. Desta forma, cada município poderá fazer uso desta tecnologia para divulgar suas riquezas culturais, históricas, naturais e produzidas pelo trabalho humano. Enfim, soma grande apelo para o turismo da cidade, projetando-a mundo afora de forma interessante, atrativa e inovadora.
Público-Alvo – Crianças a partir da idade escolar já alfabetizadas o suficiente para entenderem a linguagem adequada para a faixa de idade a partir de 6 ou 7 anos. Porém como o conteúdo é diversificado, abrangendo diversas disciplinas, matérias e temas correlatos, também despertará interesse em adolescentes e adultos de todas as idades. Recomendado para crianças de 8 a 88 anos de idades.
Inclusão Social – Com a venda das figurinhas falantes pela plataforma digital, boa parte do valor líquido retornará para um fundo específico destinado a comprar figurinhas para as crianças mais carentes da rede pública de ensino, porém condicionando essa compra ao bom rendimento escolar, recebendo como prêmios e de forma gratuita, os quadrinhos falantes, formando as tirinhas que contam estórias sobre Guarapuava, disseminando e agregando mais conhecimentos na grade curricular das escolas e incentivando o uso útil de computadores e celulares como forma de substituição gradativa de jogos que remetem à violência.
Valor Agregado – O projeto Griô, de autoria do historiador, escritor, artesão e ator José Maria Grácia Araújo, de Irati, envolve encenação com personagem característico da cidade. O Nhô Pacífico de Souza Borges, que acompanhou o início da criação do município e seu desenvolvimento até em sua idade avançada de 122 anos. A interpretação artística desse personagem, singular, cativa as crianças, que assimilam parte da história da cidade de forma lúdica.
Para complementar e enriquecer o projeto Griô, o projeto “A Turma do Viscondinho” estará disponível e acessível na Internet no formato NFT (Token Não Fungível, ou obra que não sofre desgaste, é a original), por meio de uma plataforma mundial chamada Open Sea (Mar Aberto), criada em 2017 por dois jovens norte-americanos.
Esta plataforma disponibiliza cadastro com registro de propriedade intelectual de várias criações artísticas, incluindo músicas, vídeos, ilustrações e outras formas de arte. Os usuários podem adquirir uma obra original no catálogo da plataforma, buscando por várias categorias, e ainda pelo nome do artista para conhecer e comprar alguma obra de sua coleção.
Desta forma também, cada obra do projeto Griô, cuja essência é mostrada presencialmente, poderá ser também gravada, editada e cadastrada na OpenSea, apresentada como Coleção.
“Estamos reestruturando as câmaras setoriais para otimizar as ações, integrando setores e temas vinculados aos mesmos. Assim, estes projetos “Griô” e “A Turma do Viscondinho” estão juntos no programa da Câmara de Educação, Inovação e Tecnologia. Nestes tempos de tecnologia digital muito avançada, não há como separar tais ferramentas da educação. E lógico que a Cultura e a Arte acompanham, paralelamente, também agregando os seus valores”, destacou Márcio.