UBS Planalto realiza mutirão de atendimento para hipertensos e diabéticos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no último sábado (11), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto, um mutirão de atendimento para hipertensos e diabéticos. O objetivo também foi atender a população idosa, para rastrear como ocorre o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência na pessoa idosa. 

O mutirão contou com profissionais da saúde e voluntários, que foram capacitados para fazer o atendimento.

Como explicou a enfermeira Iria Bárbara de Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto, a ação iniciou como uma demanda da prefeitura em rastrear a população idosa no município.

“O nosso objetivo é atender toda a população idosa de Guarapuava, pensando em rastrear como ocorre o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência no idoso”, destacou Iria.

“Além disso, compreender o comportamento dessas patologias associadas às doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, que são o nosso público de atendimento”, completou a enfermeira.

Divanilde Ramos Caetano, de 80 anos, foi uma das pacientes que participaram do mutirão.

“Eu vim para ver minha pressão e minha diabetes. Acho essa ideia muito boa. Facilita muito vir aos sábados, porque meus filhos podem me trazer. O atendimento foi muito rápido e gentil”, comentou a paciente.

“Esse é o primeiro mutirão de atendimento que a gente está fazendo na UBS Planalto. Com isso, poderemos saber como vamos expandir para as demais UBS do município”, finalizou a enfermeira.

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Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%