Núcleo do Paraná Mais Orgânico na Unicentro oferta certificação a agricultores da região

Apoiar agricultores familiares de Guarapuava e região nos processos de produção, certificação e comercialização da produção orgânica. Este é o objetivo do núcleo do programa Paraná Mais Orgânico da Unicentro, localizado no câmpus Cedeteg.

De forma gratuita, os produtores também recebem assistência técnica e de extensão rural, estimulando a adoção de inovações tecnológicas baseadas voltadas para a prática da agricultura sem a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou sementes modificadas.

O programa Paraná Mais Orgânico, segundo o coordenador do projeto na Unicentro, professor Jackson Kawakami, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e as instituições estaduais de ensino superior.

“A certificação é válida pelo período de um ano e ela, nesse intervalo, tem que ter pelo menos uma auditoria de manutenção. O produtor que esteja interessado, se estiver apto, pode, em pouco tempo, receber o certificado.

O programa já tem 13 anos de idade e, nesta última fase do projeto, nós certificamos 43 novos produtores em uma forma auditada, 15 como OCS (Organismo de Controle Social) e sete como participativa. Nós temos 65 produtores que foram auditados neste último período, que vai de 2021 até esse ano”, contou o docente do Departamento de Agronomia.

A certificação garante ao agricultor mais perspectivas na venda da sua produção, seja para o setor público ou privado.

“O produtor que tem o certificado orgânico consegue vender a sua produção para os programas de merenda escolar do governo, por exemplo, tendo um ágio de 30% no preço pago pelo governo. Então, ele tem uma segurança de poder vender a sua produção. Além disso, no mercado formal, que existe em supermercado e em feiras também, provavelmente, ele vai ter a valorização pelo fato de ser um produto certificado”, afirmou Jackson.

Além de benefícios para o produtor, os consumidores também têm a tranquilidade de adquirir um produto com boa procedência.

“Para o produtor conseguir um certificado orgânico, ele tem que estar condizente com a lei de produção orgânica, mas também com as leis ambiental e trabalhista. Isso quer dizer que, quando nós consumidores compramos um produto certificado orgânico, além de você estar comprando um produto sem agrotóxicos e  sem produtos transgênicos, nós também estamos colaborando para a preservação ambiental e para a justiça social”, explicou.

Para dar início ao processo de certificação, basta entrar em contato por um dos vários canais disponibilizados pelo programa.

“Aquele produtor que estiver interessado, basta entrar em contato conosco. Nós estamos disponíveis em várias frentes. Pelo telefone (42) 3629-8259 e, também, pelo e-mail pmo@unicentro.br. Teremos muito prazer em poder atender aos produtores interessados na certificação”, convidou Jackson.

A interação também pode ser feita pelas redes sociais do núcleo do PMO da Unicentro, através da página no Facebook do núcleo ou pelo perfil no Instagram.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).