Guarapuava promove Dia D da campanha Janeiro Roxo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do SAE CTA (Serviço de Atendimento Especializado- Centro de Testagem e Aconselhamento), deu início, nesta sexta-feira (13), as ações do “Dia D” da campanha Janeiro Roxo para conscientização e prevenção da Hanseníase.“A campanha Janeiro Roxo traz ações como esta com o intuito de detecção precoce dos casos, tratamento oportuno, prevenção de incapacidades e, principalmente, desmistificação da doença. É necessário acabar com o estigma e a discriminação que ainda estão presentes na vida das pessoas acometidas pela doença”, destacou Larissa Bento de Azevedo, enfermeira e responsável pela campanha no município.

Fabiana Farias, de 42 anos, que estava passando pela rua XV de Novembro, conta como este tipo de orientação auxilia a população a identificar e prevenir a transmissão da doença. “É muito importante acontecer ações como esta, pois muitas vezes a população não conhece a existência de algumas doenças. Receber as orientações corretas é necessário”, ressaltou.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae.  A transmissão é feita por meio do contato com o paciente não tratado, sendo transmitido por gotículas, ou seja, espirros, tosse ou secreção.

Os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos, por isso as alterações podem passar despercebidas, muitas vezes só são detectadas quando já estão avançadas. Entre os sintomas da doença estão:

– Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;

– Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;

– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;

– Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;

– Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;

– Coceira ou irritação nos olhos;

– Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Por esse motivo, o tratamento correto cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quando a pessoa inicia o tratamento, ela deixa de transmitir a doença.

Além desta ação, que acontece das 10h às 17h, em frente a Praça 9 de Dezembro, as equipes concederão entrevistas em mídias locais com o intuito de orientar a população em relação a doença.

Na última semana do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), serão realizados atendimentos intensificados e específicos voltados à prevenção da Hanseníase.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).