Foto: Assessoria
Com o Compra Guarapuava, empreendedores tem mais chances de participar dos processos de compras públicas
O Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho assinou na terça-feira (10), na Acig, o Decreto 6320/2017, que estabelece um tratamento diferenciado e simplificado para microempresas e empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais, microempreendedores individuais e sociedades cooperativas de consumo em contratações públicas realizadas pela administração direta e indireta da Prefeitura de Guarapuava.
A partir de agora, são mais oportunidades para os empreendedores de toda a região participarem dos processos de compras públicas. Não podemos perder oportunidades como estas, principalmente por favorecerem nossos empresários locais. Esta é uma chance de nos tornarmos cada vez mais competitivos, confirmou o Presidente da Acig, Rudival Kasczuk.
O decreto irá entrar em vigor assim que publicado no Diário Oficial do Município e valerá para empreendedores de Guarapuava e também dos municípios limítrofes, sendo Candói, Cantagalo, Campina do Simão, Pinhão, Inácio Martins, Prudentópolis, Turvo, Goioxim e Irati.
Em 2017, os empreendedores de Guarapuava e região deixaram de vender mais de R$36 milhões para a Prefeitura. A expectativa é que as contratações públicas, com a regulamentação do decreto, sejam feitas por empresas locais e regionais. Para isto, o Departamento de licitações irá priorizar as compras através de pregão presencial, pois nesta modalidade os empreendedores locais tem mais facilidade de acesso, informa o gerente de licitações e contratos da Prefeitura, Abimael Valentim.
SEBRAE
A regulamentação legal garante aos empreendedores a chance de participar das compras públicas. Além disto, o Sebrae oferecerá capacitações para que os empresários saibam como participar dos processos licitatórios.
Os interessados em fazer o cadastro para participar das contratações públicas já podem procurar a Prefeitura de Guarapuava através do Departamento de Compras. Estamos finalizando também a implantação do cadastro online das empresas. Enquanto o sistema ainda não está disponível, as empresas podem realizar seu cadastro diretamente na Prefeitura, completou o Prefeito.