Prefeitura e hospital desenvolvem programa de combate ao tabagismo

A Prefeitura de Guarapuava e o Hospital São Vicente desenvolvem programa de combate ao tabagismo. A iniciativa, em parceria com a prefeitura, foi uma solicitação do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do hospital. O objetivo é selecionar os funcionários fumantes do São Vicente que desejam parar com o vício para serem atendidos pelo programa. 

Conforme Ana Carolina Sater, médica do programa, esses colaboradores não têm disponibilidade para ir até o grupo que funciona toda quarta-feira à noite, assim essa é uma forma de prestar o atendimento para eles.

“A importância é conseguir selecionar essa população que não consegue vir até nós. Agora, somos nós que vamos até eles com a nossa equipe. Na equipe, eu atuo como médica e contamos ainda, com uma dentista, uma farmacêutica e uma fisioterapeuta. Estamos vindo até eles para não perder essa população que quer parar de fumar”, comentou Ana Carolina.

De acordo com o prefeito Celso Góes, o programa é de grande relevância. “Eu venho da área da saúde e ela é uma área muito importante para mim. Poder proporcionar programas como esse é motivo de grande alegria, para que esses funcionários possam se livrar desse vício que acaba com a saúde e a família da população. Desejo força e perseverança nessa trajetória”, ponderou o prefeito.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.