Denúncias no 181 levam à apreensão de mais de uma tonelada de drogas em 2022

No Paraná, grande parte das ações e operações policiais, especialmente as que têm por alvo apreensões de drogas e prisões, são baseadas nas queixas registradas pelo Disque-Denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública. Somente neste ano, de 1º de janeiro até 13 de outubro, o canal recebeu mais de 37 mil denúncias, sendo 12.904 (35%) sobre tráfico de drogas. As informações repassadas para as forças de segurança via 181 resultaram na apreensão de 1,5 tonelada de entorpecentes durante o período.

Uma destas apreensões ocorreu na última quinta-feira (13), quando a Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu aproximadamente 390 quilos de maconha em uma residência no bairro CIC, em Curitiba. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima. Os policiais civis prenderam um homem de 35 anos que estava na residência e apreenderam, ainda, duas balanças de precisão profissional.

Com o resultado desta ação da PCPR, o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Edivan Fragoso, destacou a importância do canal para o combate ao crime no Estado. “A denúncia é importantíssima para que resultados como esse sejam atingidos, fortalecendo ainda mais o canal de ligação do cidadão com as atuações policiais que resultam nas prisões e apreensões de drogas em todo o Paraná”, afirmou.

Além de tráfico de entorpecentes, o Disque-Denúncia 181 recebe, de forma anônima, queixas dos mais variados tipos de crime, como violência contra a mulher, crimes ambientais, tráfico de drogas, desaparecimento de pessoas, estelionatos, dentre outros.

As denúncias registradas pelos cidadãos são encaminhadas aos órgãos competentes e resultam não somente na prisão de criminosos, na apreensão de ilícitos e na investigação de crimes, mas também auxiliam na localização de pessoas desaparecidas e foragidos da Justiça.

Como Denunciar – O contato com as forças policiais pode ser feito via telefone, discando 181. A ligação é gratuita. Também é possível registrar através da internet no endereço https://www.denuncia181.pr.gov.br/, onde deverá ser preenchido um formulário com as informações sobre o crime. Tanto pelo telefone, quanto pela internet, é possível manter o anonimato, pois não é necessário se identificar.

Deixe um comentário

Doação de sangue: antecipe sua contribuição para a Páscoa

Com apoio da ACIG, Hemocentro busca reforçar o banco de sangue para o feriado

A ACIG, em parceria com o Hemocentro de Guarapuava, convida associados e a comunidade em geral a participar da campanha especial de doação de sangue para a Páscoa. O feriado prolongado acontecerá entre os dias 18 (sexta-feira), 20 (domingo) e 21 (segunda-feira), o que aumenta a preocupação com o estoque de sangue nos hospitais.

Em períodos festivos, cresce a demanda nos bancos de sangue devido ao maior número de acidentes e atendimentos de urgência. Por isso, a Secretaria de Saúde do Estado faz um apelo para que as doações sejam antecipadas.
Para garantir um atendimento organizado e evitar superlotação, é necessário realizar o agendamento prévio da doação.

Quais são os critérios do doador?

Caso você tenha alguma doença cardíaca, diabetes ou já teve hepatite depois dos 10 anos de idade, infelizmente você não pode ser um doador de sangue. Existem também outras características que definem se você pode ser um doador ou não, por exemplo:

  1. Se você tomou vacina no últimos 30 dias
  2. Se está fazendo algum tratamento de saúde e fazendo o uso de algum medicamento
  3. Se faz o uso de homônimos esteróides anabolizantes
  4. Caso você possua alguma alteração de ferro no sangue
  5. Caso tenha contraído dengue ou teve contato com alguém com dengue nos últimos 30 dias
  6. Fez alguma cirurgia nos últimos anos
  7. Caso tenha feito algum tratamento odontológico no último mês
  8. Se fez exames de endoscopia/colonoscopia nos últimos meses
  9. Fez tatuagem, piercing, acupuntura ou sobrancelha definitiva
  10. Caso tenha trocado de parceiro/ parceira sexual nos últimos seis meses

Como me preparo para doar?

Existem alguns requisitos de preparação para quem vai fazer a doação de sangue. Na noite anterior lembre-se de dormir pelo menos seis horas. Evite comer alimentos gordurosos um dia antes e no dia da doação e não pode doar sangue em jejum. Também é preciso beber bastante água um dia antes da doação, pelo menos 2 litros. E não esqueça do seu documento oficial com foto.

A iniciativa da ACIG em apoiar e divulgar a campanha de doação de sangue reforça seu compromisso com a responsabilidade social e com o bem-estar da comunidade guarapuavana. Mais do que uma ação pontual, esse envolvimento traduz o papel ativo da ACIG na promoção de campanhas que impactam positivamente a sociedade e fortalecem os laços entre o setor empresarial e a população.

Agendamentos

Para agendar seu horário no Hemocentro mande mensagem no número (42) 98878-6311, para ligar os números são (42) 3621-3678 ou (42) 3621-3679.