Unicentro: Residência em Enfermagem abre inscrições para nova turma

O Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência da Unicentro está com inscrições abertas para o processo seletivo da turma de 2023. Em modalidade uniprofissional, o curso tem características de pós-graduação lato sensu e tem como público-alvo profissionais formados em enfermagem, que obtiveram título a partir de 2018. Com duração de dois anos e sob forma de treinamento, o programa é composto por atividades teóricas e práticas.

Para a turma de 2023, estão sendo ofertadas três vagas. Durante a residência, os candidatos aprovados receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 4.106,09, financiadas pelo Ministério da Saúde.

“Esse programa foi concebido para que consiga selecionar e colocar no mercado de trabalho enfermeiros que se tornem especialistas nesta área, desenvolvendo conhecimentos teóricos e principalmente práticos, no sentido de uma atuação enfática, direcionada, voltada para a temática, neste caso, locais de urgência e emergência. Um trabalho também considerado multiprofissional, mas de maneira interdisciplinar, focando logicamente em uma assistência humanizada e baseada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde”, contou coordenador do Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência, Maicon Henrique Lentsck.

Para o coordenador da residência, os aprovados podem contar com uma especialização focada no desenvolvimento de competências multiprofissionais. “É um processo bastante dinâmico, que cada local também tem sua especificidade e que o residente irá, com bastante responsabilidade, desenvolver atividades de assistência, de administração da unidade, junto com a figura de um ou mais preceptores que existem nos serviços, a parte de gerenciamento de atividades, educação em saúde, enfim, muitas habilidades das quais o enfermeiro já tem ou desenvolve na sua formação com aplicação direta na urgência e emergência”.

A inscrição deve ser efetuada até o dia 1º de novembro, exclusivamente pelo site da Especialização da Unicentro (https://evento.unicentro.br/site/especializacao/2022/8). Basta preencher a ficha de inscrição, anexar a documentação necessária e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 200. A divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 7 de dezembro de 2022 e as atividades para os candidatos aprovados estão previstas para ter início em março de 2023.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.