Sábado foi dia de mutirão de cadastramento e atualização do CadÚnico

Foi realizado, no sábado (24), na Unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS III), do bairro Jardim das Américas, em Guarapuava, o plantão de atendimento para registro e atualização de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), orientações socioassistenciais e informações sobre documentação civil básica.

A ação faz parte dos mutirões que estão sendo realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), nos territórios das Unidades do CRAS.

“O mutirão do CRAS foi uma forma que encontramos de estar mais próximo da população. Esta é uma maneira de garantir o acesso aos benefícios que a família só consegue por meio do Cadastro Único”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.

“Muitas vezes, as famílias não podem (ir até o local) durante a semana por diferentes motivos, trabalha ou tem alguma situação que durante a semana não está na cidade. O sábado é uma chance a mais das famílias acessarem esse direito, de atualizarem o seu cadastro”, completou.

Segundo a Assistente Social e coordenadora do CRAS, Elis Camila Volochati, a meta é atender pessoas que por alguma razão não conseguem estar durante a semana na casa e que, por esse motivo, não conseguem se dirigir ao CRAS para realizar o serviço.

“A gente tem chamado de ‘sábado da inclusão’. O mutirão é uma forma de prestar um atendimento para as pessoas de forma mais acessível para a população que não consegue vir durante a semana. É uma ação bem interessante, bem importante que a gente tem se dedicado. Então, pedimos para a população para que participe e atenda o nosso chamado para que possamos levar mais direito social para as pessoas que estão precisando”, disse Elis.

A ação tem o intuito de suprir a demanda por atualização e registro de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os plantões serão realizados todo último sábado do mês em uma das Unidades do CRAS.

“As equipes foram muito parceiras, as famílias também estão aderindo e se dedicando, então, está dando muito certo. No próximo mês, nós teremos outros CRAS também. Então, isso é assistência próxima de quem dela precisa, conforme é previsto na legislação”, finalizou a secretária.

As próximas datas serão dia 29 de outubro no CRAS I e dia 26 de novembro no CRAS IV no horário das 8h às 12h e das 12h30 às 16h. Lembrando que nos demais dias, o atendimento nas quatro unidades do CRAS do município não terá alteração.

Deixe um comentário