Intenção de Consumo das Famílias paranaenses cai para patamar de insatisfação

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) paranaenses caiu 3,4% em junho, a terceira queda consecutiva. Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostram que o indicador baixou de 100,7 pontos em maio para 97,2 pontos em junho. Pela primeira vez no ano, o índice ficou abaixo dos 100 pontos, o que indica uma percepção de insatisfação pelos consumidores.

Dos fatores avaliados para composição do índice, apenas a avaliação sobre o Acesso ao crédito apresentou resultado positivo, com elevação de 1,6% na variação mensal. Os demais tiveram redução, sobretudo Perspectiva Profissional (-9,1%), Momento para Duráveis (-6,5%) e Perspectiva de Consumo (-4,9%). Também caíram o Nível de Consumo Atual (-3,9%), Emprego Atual (-1,9%) e Renda Atual (-1,5%).

Entretanto, na comparação com junho do ano passado, o panorama do consumo paranaense está mais favorável, com elevação de 10,9%. Entre os quesitos analisados, apenas Momento para Duráveis mostrou redução de 29,8%. Os demais, demonstram melhora, sobretudo o Nível de Consumo Atual, com alta de 28,7% na variação anual.

Com 80,2 pontos, o cenário nacional foi de alta, com aumento de 2,9% no ICF na passagem de maio para junho.

Análise por faixa de renda

A redução mais acentuada ocorreu entre as famílias de menor renda, entre as quais o ICF passou de 100,1 pontos em maio para 96,3 pontos em junho, baixa de 3,8%. Entre as famílias de maior renda o indicador caiu 1,6%, saindo de 103,2 pontos em maio para 101,6 pontos em junho.

Nas famílias com renda até dez salários mínimos, o que tem freado mais o consumo é a falta de Perspectiva Profissional, que reduziu 9,4% de maio para junho. Nesta faixa de rendimentos, apenas a percepção sobre Acesso ao Crédito teve alta de 1,8%. Os demais componentes do ICF tiveram queda: Emprego Atual (-2,4%), Renda Atual (-2%), Nível de Consumo Atual (-5,1%), Perspectiva de Consumo (-6,3%) e Momento para Duráveis (-5,3%).

Nas famílias com renda acima de dez salários mínimos, a maioria dos fatores avaliados apresentou crescimento, tais como Emprego Atual (0,1%), Renda Atual (0,6%), Acesso ao crédito (0,6%), Nível de Consumo Atual (1,2%) e Perspectiva de Consumo (1,3%). Os aspectos com redução na variação mensal foram Perspectiva Profissional (-7,6%) e Momento para Duráveis (-11%).

Fonte: Fecomércio-PR

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