Na tarde desta quarta-feira (29), o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), de Guarapuava, que é responsável por atender pacientes com transtornos mentais severos e graves, realizou, no Parque do Lago, uma ação de promoção da saúde mental, envolvendo jovens e adolescentes.
O objetivo foi proporcionar a interação entre os pacientes atendidos pelo Centro. Segundo o psicólogo Jonathan Schmeider, é muito importante essa atividade para esses jovens adultos, para que possam se conhecer e interagir com a comunidade.
“Essa é uma ação de promoção da saúde mental, de socialização, de interação entre os pacientes e a comunidade. É uma forma de ampliar as atividades que desenvolvemos. Eles são pacientes do CAPS II, e fazem parte dos grupos terapêuticos com quem trabalhamos ao longo das semanas. Desenvolvemos uma atividade diferente para cada faixa etária. São jovens adultos, no meu grupo, de 18 a 25 anos. O projeto faz com que eles possam valorizar e aprender a ver outras formas de si mesmos”, pontua Jonathan.
Para Gabriel Vinicius de Oliveira Santos, paciente, a atividade é muito importante, pois complementa a terapia em grupo.
“Eu acho legal a gente interagir com pessoas da nossa mesma idade, porque a gente está vivendo momentos parecidos, na mesma etapa da vida. Eu acho legal trocar ideia, interagir, fazer alguma coisa diferente, dividir experiência com os outros, conversar e se divertir juntos. Acho que essa é a questão da fotografia. É também uma terapia, (o fato de) você olhar e perceber, ‘linkando’ a terapia junto com a fotografia. A autoestima melhora muito. Eu acho muito legal, pois é uma maneira de se expressar, é uma arte”, falou Gabriel