A Espanha desperta muita atenção pela quantidade de línguas faladas em seu território. Apesar de pequena geograficamente, a Espanha possui grande diversidade de povos e regiões bilíngues.
É comum estar em um ambiente e identificar que falam uma, duas ou mais línguas, algumas vezes até mais falada do que o espanhol, língua oficial do país. O espanhol é reconhecidamente a terceira língua mais falada no mundo, atrás apenas do inglês e do mandarim.
Muitos brasileiros sonham em viver na Espanha pela melhor qualidade de vida e menor violência que o país apresenta. E a cidadania espanhola é uma das formas mais eficazes de conseguir este feito.
Quantos são os idiomas falados na Espanha?
Entre línguas oficiais e co-oficiais, estima-se que são falados dez idiomas no país. As línguas com mais adeptos são:
-
Espanhol ou castelhano, esta é a língua adotada em todo o país;
-
Galego, falada na Galícia;
-
Catalão e Aranés: línguas faladas em Catalunha (nesta também se fala a língua Valenciana) e Ilhas Baleares;
-
Basco, Euskera ou Vasco: em Vasco e Navarra.
Como saber se tem direito à cidadania espanhola?
Geralmente, podem solicitar a cidadania espanhola os seguintes indivíduos:
-
Descendente de espanhol emigrado;
-
Descendente de espanhol que nasceu fora da Espanha, porém ainda conserva a nacionalidade três anos após sua maioridade;
-
Netos menores de idade com genitor nascido fora da Espanha tenha sua cidadania (ou a recupere antes da maioridade do filho);
-
Nascidos em terras espanholas, se as leis do país de origem dos pais não transmitir sua cidadania de forma automática ao filho (no caso do Brasil);
-
Indivíduos que ainda menores de idade tiveram sua guarda mantida por espanhol (o prazo para solicitar é de dois anos a partir de maioridade);
Quem desejar solicitar a nacionalidade espanhola por residência, deve fazer o processo pela plataforma eletrônica do Ministério da Justiça ou pela plataforma exclusiva do Conselho de Gestores Administrativos de Madrid. Espanha Fácil trabalha com as 2 modalidades.
Conclusão
O Espanhol ou castelhano é a língua oficial do país, e aproximadamente 99% da população do país fala esta língua. O espanhol pode ser chamado de castelhano devido à região da Castela, no qual havia o antigo reino.
Quando foi constituída como nação espanhola, a língua espanhola se tornou oficial, o espanhol reconhecido atualmente. As poucas diferenças baseiam-se no sotaque, gramática e vocabulário. Hoje, algumas línguas se tornam mais fortes, enquanto outras tem seu uso minimizado.