Escolas municipais de Guarapuava têm merenda avaliada por nutricionistas

Todos os produtos consumidos pelos mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino, que incluem Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), escolas em tempo parcial e integral, passam por avaliação de qualidade e nutricional antes de chegar até uma das unidades de Guarapuava. O processo é realizado pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Cultura.

“São inúmeras pessoas pensando em levar o melhor para dentro das escolas, para melhorar a qualidade de ensino por meio da alimentação. Todos trabalham para melhorar a saúde das nossas crianças e também há aquele cuidado especial para termos esse produto final que é maravilhoso, que tem sabor”, destacou o secretário, Pablo de Almeida.

A preocupação com a qualidade dos produtos inicia desde a compra dos alimentos, pensando diretamente na logística e produção das merendas nas unidades. Para a coordenadora do departamento, Andreia Turkot, o cuidado com a qualidade dos alimentos é uma prioridade, pois são realizados testes para avaliar, desde o tempo de cozimento, até o sabor do produto que os alunos irão consumir diariamente de segunda a sexta-feira.

“Quando a gente faz um processo de licitação, a gente já coloca que precisamos de uma amostra para fazer a prova, para ver se bate com a qualidade que a gente espera. De repente, no pacote é bonito, mas demora muito para cozinhar. Isso vai atrapalhar todo o trabalho das merendeiras tanto de escolas, quanto de CMEI. Então, a gente tem que fazer a prova para ver se o produto está de acordo mesmo para ser utilizado dentro das unidades”, explicou.

Os cardápios são preparados por nutricionistas, seguindo as especificações do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), que selecionam os produtos de acordo com a indicação para cada faixa etária. São frutas, legumes, proteínas, dentre outros alimentos ricos em vitaminas, fibras, e demais nutrientes, que contribuem para o melhor desenvolvimento das crianças na Rede Municipal de Ensino.

“Fazemos os cardápios de quatro semanas e sempre que possível estamos indo até as unidades, conversando com as merendeiras, vendo a aceitação dos alunos e sempre fazendo os ajustes necessários. Buscamos também, trazer novidades, pensando na viabilidade dos preparos, nas questões nutricionais e de organização” enfatizou a nutricionista responsável pelo cardápio dos CMEIS, Thaísa Maciel.

Além do cuidado com os produtos e segmentações escolares, às nutricionistas do departamento, simultaneamente, preparam dietas especiais para alunos com necessidades alimentares. Para a nutricionista Simone Conrado, essa preocupação do município é de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos.

“Esse cuidado nutricional é fundamental para o processo de crescimento das crianças, até mesmo para o processo de aprendizado. Bem alimentadas, elas têm mais capacidade de aprender, de concentração e também de crescer com saúde”, destacou a nutricionista responsável pela dieta das escolas.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril