A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) lançou a campanha “Meus Amores Valem prêmios” para aquecer o comércio local. Pesquisa da Faciap aponta que 70% dos empresários entrevistados em Guarapuava acreditam que as vendas no Dia das Mães serão superiores em relação ao ano passado.
A promoção une três datas importantes: Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, com o objetivo de aumentar as perspectivas de vendas e as chances dos consumidores com as premiações. Pela terceira vez, a Acig formatou a campanha no modelo gratuito, sem custo algum para seus associados, buscando fortalecer ainda mais o setor empresarial.
Para a presidente da associação, Elaine Scartezine Meirelles, a campanha que une as datas mais esperadas pelos empresários, será uma retomada para o comércio local.
“Este ano além da campanha ser novamente gratuita, os associados poderão aproveitar dos benefícios durante quatro meses. E após um ano de incertezas pela Covid-19, nós estamos confiantes. Temos certeza que este período ficará marcado pela recuperação econômica. Esse é o papel da Acig, ter um compromisso e atuação com os empresários do nosso município”, concluiu a presidente.
Para participar da campanha e concorrer os prêmios, os consumidores precisam realizar suas compras nas empresas participantes e identificadas com os cartazes da promoção. São mais de 300 empresas participando da ação. A relação com todos os nomes poderá ser consultada diretamente no site da entidade.
Sorteio
A campanha já começou e segue até o dia 17/08/2022. No total, serão sorteados 8 Smart TVS de 42 polegadas, 04 vales-compras de R$ 500,00, 08 de R$ 250,00 e 40 de R$ 100,00. As premiações ocorrerão nos dias: 11/05/2022, 15/06/2022, 13/07/2022 e 17/08/2022.
Expectativa do comércio
Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) aponta uma expectativa de aumento de 18,5% nas vendas em Guarapuava neste período que antecede o Dia das Mães, a segunda data comercial mais importante para o varejo. Realizado pela Datacenso nos dias 25 a 27 de abril, o levantamento envolve quinhentos empresários de Curitiba e Região Metropolitana (17%), Guarapuava (14%), Londrina (14%), Maringá (14%), Cascavel (15%), Ponta Grossa (14%) e Francisco Beltrão (14%). A margem de erro é de 4%.
O objetivo da pesquisa é detectar a impressão dos empresários neste cenário de expansão da atividade comercial e de expectativas com relação à retomada da economia. A pesquisa aponta que, no geral, a maior parte dos comerciantes paranaenses acreditam que as vendas do Dias das Mães deste ano serão superiores às do ano passado, com um crescimento de 19%.
A maioria dos empresários ouvidos disse que o fim da pandemia e a vacinação anti-covid e suas variantes estão contribuindo com o aumento do movimento e das vendas no comércio. Além disso, a liberação do FGTS e a primeira parcela do 13° dos aposentados também devem influenciar positivamente nas vendas. Os empresários de Guarapuava estão entre os que demonstram otimismo.
Economia nacional
Em relação à economia nacional, 29% dos entrevistados mostraram-se preocupados, 36% esperançosos e 30% aguardam a evolução do cenário econômico. O Índice de Confiança do Comerciante (ICC), que avalia o entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 148 pontos, numa escala de 0 a 200, o que demonstra os lojistas mais confiança na melhoria das vendas.
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o estudo revela um comerciante mais esperançoso e apostando num desempenho bem melhor que o ano passado.
“Nos últimos dois anos de pandemia, os comerciantes passaram a data com as lojas fechadas e com horários restritos, o que fizeram as vendas despencarem. Neste ano o cenário é diferente, a recuperação gradual da economia, provocada pela reabertura definitiva do comércio, pela vacinação e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados contribuem diretamente na melhora do movimento e das vendas no comércio”, afirmou.
Sua opinião é ratificada pelo CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, que destaca, também, que a liberação do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário dos aposentados são fatores que também podem potencializar as vendas neste Dia das Mães.