Semads inicia ações de Páscoa em Guarapuava

Na última quarta-feira (13) ocorreu a reunião mensal do Serviço Família Acolhedora. O encontro com as famílias habilitadas a participar do serviço promoveu atividades rotineiras e deu início às ações de páscoa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

A coordenadora e Assistente Social, Regiane Cristina Lopes de Moraes, reforçou que, devido ao trabalho desenvolvido pela equipe de Guarapuava, o município é referência no Paraná em acolhimento familiar.

“Desde o início do serviço, quando estávamos planejando a implantação no município, as pessoas diziam que não daria certo, mas acreditamos e hoje, somos o segundo município referência no Paraná em acolhimento familiar. E neste momento de Páscoa, que é um momento de renascimento, nós paramos para pensar em cada uma das crianças e famílias que passaram por nós, vendo que o serviço mudou a vida de cada uma delas”, destacou.

Desde 2017, o serviço já atendeu 114 crianças e adolescentes, devido a parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Ministério Público e Poder Judiciário. De acordo com a juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Christine Kampmann Bittencourt, o serviço minimiza os impactos da espera sobre as crianças e adolescentes, enquanto os processos seguem na justiça.

“Para a gente que está lá que tem de decidir a vida deles, vocês não sabem como é importante a gente saber que eles estão bem, que eles estão com vocês. Enfim parabenizo mais uma vez vocês por essa maravilha que é o ter essa família Acolhedora em Guarapuava”, enfatizou a juíza em seu discurso.

Programa

As famílias habilitadas acolhem temporariamente em suas casas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhados pela Justiça. Elas recebem um subsídio para auxiliar nas despesas e são acompanhadas diariamente pela equipe do serviço.

“Nós estamos no Família Acolhedora há um ano e dez meses. Nós já acolhemos oito crianças, da onde o que mais demorou foi um nenê que chegou com dois meses em casa e ele ficou onze meses. Para nós, acolher é um ato de amor, a gente procura fazer um pouco melhor a vida de cada criança, visando suprir as necessidades afetivas que eles têm”, comentou uma das famílias do serviço.

As ações de Páscoa da Semads também estão ocorrendo em todas as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).