Em Entre Rios Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo volta às atividades

Nessa terça-feira(15), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) retomou as atividades com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no distrito de Entre Rios. O retorno acontece após um período de suspensão, por conta da pandemia.

“Este serviço é oferecido pela secretaria em todos os CRAS e equipes volantes. Estamos atendendo, provisoriamente, no salão da Igreja Assembléia de Deus, pois entendemos que os idosos estavam ansiosos e precisando retornar as atividades do grupo, pois as atividades servem para o fortalecimento de vínculos comunitários e sociais, fortalecimento do convívio familiar e a garantia de direitos”, destaca Cibeli Tozzi, coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica que tem como público idosos, crianças, adolescentes e suas famílias, inseridas no Cadastro Único. As oficinas estão voltando gradativamente, com número limitado de participantes, para a realização de atividades socioeducativas, recreação e musicalização.

“Estou desde o início do grupo aqui na colônia. Esse período que ficamos em casa foi bem difícil, muitos de nós perdemos conhecidos e o grupo fazia muita falta. Agora que estamos retornando, já conseguimos ver a alegria no rosto de todos, é muito bom reencontrar o pessoal”, contou Edel Traud Gerber, de 71 anos.

O grupo de convivência está com inscrições abertas para a comunidade do distrito, desde que atendam os requisitos de vulnerabilidade social e, após avaliação da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). “Os idoso que tenha interesse em participar, deve procurar a equipe volante para atendimento e avaliação”, explicou Cibeli.

Os idosos que participaram do retorno das atividades levaram para casa uma flor que foi disponibilizada pela Secretaria de Meio Ambiente, posteriormente serão realizadas ações de educação ambiental com os grupos.

Serviço:

Equipe Volante 2- Colônia Vitória

Local: anexo ao Projeção

Telefone:(42) 3625-2185

Horário de atendimento: Terça e Sexta-Feira: das 08h às 12h e das 13h às 16h e Quarta-feira: das 13h às 16h.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.