Procon/PR promove mutirão online para renegociação de dívidas

O Procon/PR, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho, promove, neste mês de março, entre os dias 7 e 31, um mutirão online de renegociação de dívidas. Participarão mais de 160 bancos e instituições financeiras.

A ação ocorre, exclusivamente, pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Procon-PR, Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira de Procons – Proconbrasil.

“A iniciativa é de extrema importância, ainda mais neste momento de pandemia, em que os consumidores estão em situação financeira bastante complicada em razão da perda de renda e do consequente endividamento”, destacou o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Levrepost.

De acordo a chefe do Procon/PR, Cláudia Silvano, muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o órgão ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. “Acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”.

Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br – quando receberá um login e senha. Em seguida, deve fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.

Deixe um comentário

Casais guarapuavanos poderão participar de casamento coletivo no próximo mês

Prefeito de Guarapuava participou de reunião com desembargadora sobre o evento que ocorre no dia 18 de maio; inscrições vão até dia 09

O Prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, participou nessa quinta-feira (10), de uma reunião com a desembargadora Joeci Machado Camargo para falar sobre o Casamento Coletivo 2025, que ocorrerá na Arena da Baixada, em Curitiba. Ação teve objetivo de convidar os casais guarapuavanos a fazerem parte desse grande momento de celebração e cidadania.

O Casamento Coletivo é um evento tradicional promovido por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Sesc Senac PR e diversas instituições que oferecem estrutura e suporte para tornar esse sonho possível. A próxima edição será realizada no dia 18 de maio de 2025, e as inscrições estão abertas até 09 de maio de 2025, sendo elas gratuitas.

Durante sua fala em Guarapuava, a Desembargadora Joeci reforçou a importância do evento, que vai além da oficialização de uniões. “O casamento coletivo é uma ferramenta de inclusão social, garantindo dignidade, segurança jurídica e amor. É uma celebração da cidadania”, destacou.

Quem pode participar

Podem se inscrever casais maiores de 18 anos, de todo o estado do Paraná, que desejam oficializar sua união civil. A prioridade é dada para aqueles em situação de vulnerabilidade social, mas o evento é aberto a todos que desejam realizar o casamento com o apoio do projeto.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 09 de maio de 2025. Para isso, os casais devem se inscrever no Cartório de Registro Civil mais próximo da sua residência, levando a documentação exigida.

Documentos necessários:

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento
  • Comprovante de renda de até um salário-mínimo e meio por pessoa
  • Comprovante de residência.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Alves, destacou os próximos passos para a participação dos guarapuavanos. “Então o nosso desafio agora, é encontrarmos um casal, mas como o prefeito Baitala solicitou, nós queremos levar mais de um casal, afinal temos alguns pedidos quanto a isso. Então agora nós vamos nos organizar e buscar levar esse ou esses casais para esta iniciativa no dia 18 de Maio”, disse Helena.