Universidades Estaduais passam a contar com amplo acervo bibliográfico digital

Professores e estudantes das sete universidades estaduais do Paraná passam a contar, a partir desta segunda-feira (28), com 31.500 licenças que dão acesso a livros eletrônicos universitários, técnicos e científicos no formato de e-books.

Para isso, estão sendo investidos, pelo Governo do Estado – por meio da Fundação Araucária, da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Universidade Virtual do Paraná, R$ 2.160.000,00 .

O novo serviço está disponível pela solução minhabiblioteca.com.br e, para ter acesso, a comunidade universitária deve realizar a sua inscrição junto à biblioteca da sua instituição de ensino superior. O objetivo da iniciativa é ampliar e melhorar o conteúdo acadêmico das bibliotecas das universidades estaduais, apoiando-as na qualidade da educação e disseminação do conhecimento.

O acervo conta com o mais atualizado catálogo das principais editoras do país. O acervo tem uma cobertura de mais de 60% da bibliografia básica e complementar das ementas das disciplinas dos cursos de graduação, pós-graduação presencial e a distância (EAD).

Para marcar a liberação ao acesso do acervo digital, será realizado um evento online no próximo dia 7 de março, às 14 horas ,com transmissão pelo canal da Fundação Araucária no Youtube. Na ocasião, também será apresentada a Plataforma Alexandria que reúne as iniciativas das universidades estaduais do Paraná em um só lugar e também disponibilizará o acesso ao acervo digital. O endereço eletrônico é alexandria.uvpr.pr.gov.br.

Deixe um comentário

Enem: Estudantes paranaenses já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Têm direito alunos que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública

Os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 14 a 25 de abril.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública; ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que sejam membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados pelo estudante como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Independente do pedido de isenção, o estudante ainda deverá fazer a inscrição para o Enem, cujo período ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Justificativa de Ausência – O estudante que obteve a isenção, mas não compareceu aos dois dias de aplicação das provas no Enem 2024 e que queira solicitá-la para o exame de 2025, precisará justificar sua ausência. O prazo é o mesmo, de 14 a 25 de abril, também pelo site do Inep.

Enem Paraná – Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.