Nova etapa do Projeto de Realização Fundiária em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava fará uma reunião prévia, em cada comunidade com as pessoas que se inscreveram no Projeto de Regularização Fundiária e que fizeram o georreferenciamento (Medição das terras) em 2014.

O encontro será no pavilhão da Comunidade Banhado Grande, na próxima quinta-feira (03), às 15h. Já, os membros da Chapada do Jordão, Combrão e Jordão se reúnem na Aprovale na sexta-feira(04), às 9h.

O processo de regularização é realizado pela a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), em parceria com a Procuradoria Geral do Município e o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná (Comarcas de Curitiba e de Guarapuava) e da Câmara de Vereadores.

A Regularização Fundiária é o instrumento governamental que define e consolida a ocupação das terras públicas, devolutas e terras particulares, por agricultores familiares que não têm títulos ou estão em situação dominial e possessória irregular.

“Esse primeiro mutirão reunirá as famílias, analisará cada processo encaminhado à Justiça e dará um prosseguimento mais célere a cada processo. Logo que termine essa etapa documental, o Tribunal de Justiça marcará uma nova data para entregar os títulos às famílias que forem contempladas”, afirmou o chefe do Núcleo de Regularização, Carlos Eduardo Bortolin.

Também no dia 04/03, ocorre a reunião no espaço Comunitário da Comunidade Banhados, para participação das comunidades Banhados e Barreiros, às 15h. E no dia 07/03, a reunião é no espaço Comunitário da Comunidade São José às 15h.

Caso o convocado, infelizmente tenha falecido, os familiares devem comparecer no local para receber as informações do Projeto.

Mutirão

O mutirão de atendimento à Regularização Fundiária será realizado nos dias 15, 16 e 17 de março, na região de Entre Rios, com a presença dos membros do Tribunal de Justiça do Paraná. Foram convocadas, aproximadamente, 100 famílias que haviam se inscrito no programa de regularização fundiária em 2014. Esse projeto foi uma parceria da Prefeitura com o ITCG (Órgão do Governo do Estado), pertencente ao Instituto Água e Terra (IA).

O casal deve comparecer ao local no dia designado com toda documentação pessoal e documentos que tiver da propriedade, além do comprovante de endereço e de renda.

“É de grande importância esse processo de regularização, pois nós vamos fazer em março uma comunicação com os envolvidos para solucionar todos os problemas referentes à utilização da terra. Com isso, esse pessoal passa a ser proprietário do imóvel, assim, ele passa a trabalhar com segurança e podendo investir na sua terra. Então, estamos legalizando para garantir desenvolvimento e oportunidades para os agricultores”, comentou o Secretário de Agricultura, Itacir José Vezzaro.

A previsão da Secretaria de Agricultura é entregar, ainda neste semestre, mais de 100 títulos de propriedade aos pequenos produtores rurais de Guarapuava.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).