Etapa final do brasileiro de handebol de praia será em Guarapuava

Nos dias 4, 5 e 6 de março, Guarapuava sedia a Etapa Final do Circuito Brasileiro de Handebol de praia na categoria juvenil. Ao todo, aproximadamente, 240 atletas, de seis estados diferentes, participam da competição.

De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, trata-se de uma competição inédita para Guarapuava e também para o Estado do Paraná. Pela primeira vez, a etapa é praticada fora do eixo nordeste, sudeste, já que o handebol de praia é, comumente, realizado em cidades litorâneas.

“Isso foi um pedido do prefeito Celso Góes e nós estamos fazendo algo inédito para a cidade de Guarapuava, algo diferente e muito legal para o esporte. Todas as adaptações necessárias estão sendo feitas para a realização do evento e isso trará muito acréscimo ao turismo da cidade também, como nos hotéis. Então convidamos toda a comunidade a prestigiar e participar desse campeonato”, explicou.

Os jogos têm previsão de início às 9h da manhã do dia 04 e irão se estender até o final da tarde, pois serão realizados 24 jogos só no primeiro dia. Às 15h será realizada a abertura oficial da Etapa Final. Serão oito equipes no feminino e oito no masculino, oriundas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima e Paraná.

Segundo a secretaria, para a competição, que será realizada na Praça da Ucrânia, devido à grande quantidade de jogos, serão utilizadas duas quadras. Uma quadra de areia já existente e a outra será adaptada sobre a quadra de basquete situada na praça. Ainda segundo a secretaria, toda a areia utilizada na quadra será retirada após o término da competição e realocada para praças e parques da cidade.

Diferente do handebol de quadra, tanto em tamanho, quanto em pontuação, o handebol de praia vem crescendo cada vez mais em Guarapuava, como contou o professor de handebol de Guarapuava, José Renato

“O handebol de praia se joga em quatro atletas, não em sete como na quadra, muito pelas dimensões que são menores. Além disso, na quadra, todos os gols valem um ponto, enquanto na areia existe a possibilidade de um gol valer dois pontos, com um giro 360°, gol aéreo e de goleiro.

O handebol de praia é um esporte que vem sendo muito praticado em Guarapuava. Conseguimos a classificação pela primeira vez e já estamos com 30 alunos tanto no masculino como feminino”, acrescentou José Renato.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).