Capacitação de profissionais para intervenção com explosivos é realizada em Guarapuava

Integrantes das instituições de segurança pública estaduais e federais, além do Exército Brasileiro, participaram de um treinamento para a primeira intervenção com explosivos, na sede do 26º GAC, em Guarapuava.

Entre as muitas situações que os profissionais de segurança pública e de defesa podem se deparar, há algumas ocorrências mais extremas, que colocam em risco a vida de muitas pessoas. Para isso, o agente precisa estar preparado, para ter o controle da situação e garantir a segurança, preservando vidas.

Na capacitação, os 43 alunos, pertencentes aos quadros da Polícia Militar (1ª Cia/16º BPM e Choque/16º BPM), da Polícia Civil (14ª SDP e DENARC), do Exército Brasileiro (26º GAC), da Polícia Federal (Delegacia de Guarapuava) e da Polícia Rodoviária Federal (COE Fronteira, GPT Delegacia Metropolitana, Sede Curitiba e 8ª Delegacia de Guarapuava) receberam instruções teóricas e práticas.

O instrutor foi o Policial Civil Mario Gradella, Técnico em Explosivos pela Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Atua e foi cedido pelo Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), com base em Curitiba/PR, especificamente para contribuir e repassar os conhecimentos aos operadores de segurança locais, por solicitação da 8ª Delegacia da PRF – Guarapuava, promotora do evento.

Segundo o chefe da delegacia da PRF de Guarapuava, PRF Pedro Diniz: “O evento foi uma oportunidade para os profissionais das forças aprenderem e compartilharem conhecimentos, desenvolvendo e aprimorando técnicas, além de estreitarem ainda mais o relacionamento, o que têm trazido bons resultados às instituições e principalmente à sociedade.”

Deixe um comentário

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão com inscrições abertas

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Abriram, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público que vai contratar dois mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O prazo de inscrição vai até 13 de maio. Os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O candidato também deverá declarar no ato da inscrição que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

Os editais completos dos dois concursos estão no site do IBFC.