A economia do cuidado é um termo que designa o trabalho, majoritariamente realizado por mulheres, de dedicação à sobrevivência, ao bem-estar ou à educação de pessoas, como limpar, arrumar a casa, levar os filhos para a escola, cuidar de um parente, ir no mercado, entre outros. Em âmbito doméstico, esse trabalho é invisibilizado e não remunerado.
Com a pandemia, 50% das mulheres brasileiras passaram a cuidar de alguém. Dados da organização Think Olga mostram que a média de trabalho não remunerado semanal chega a 61 horas. Esse esforço é o equivalente a 11% do PIB brasileiro, que seria a área com maior participação do Produto Interno Bruto nacional.
Expandindo para o mundo, o cuidado seria a quinta maior economia do mundo. Com toda essa sobrecarga, as mulheres não se dedicam a outras coisas, como o lazer, participação ativa na política e construir uma carreira.
Pensando nisso, no Dia Internacional das Mulheres, a Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, Priscila Schran irá lançar a Consulta Pública Guarapuava Para Todas.
“A gente quer saber das guarapuavanas o que mais toma tempo delas, se elas voltaram a estudar, quais são as políticas públicas que poderíamos desenvolver. Nesse ano, tivemos a ampliação do orçamento graças ao prefeito Celso Góes e queremos aplicar esse recurso onde as mulheres guarapuavanas mais precisam. Por isso, neste dia 8 de março o nosso marco será abrir um canal para ouvir as mulheres guarapuavanas, porque queremos construir uma Guarapuava para Todas”.
O evento será realizado no dia 8 de março, no CEU das Artes, das 10 horas às 16 horas, com a secretaria de Assistência Social e de Cultura com a participação de toda a comunidade para que as mulheres possam responder o questionário e conhecer todos os serviços que a prefeitura oferece.
Durante o lançamento, os serviços da Rede de Enfrentamento estarão presentes, haverá distribuição de pipoca e algodão doce, serviços de saúde como aferição de pressão e serviços de estética, além de apresentações culturais com patins e skates no local.
Outros Dados
Ainda de acordo com a secretária Priscila, 93% das trabalhadoras domésticas da América Latina e Caribe são mulheres (Organização Internacional do Trabalho).
-No Brasil, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza. (Gênero e Número).
-7 milhões de mulheres são trabalhadoras domésticas.
(Organização Internacional do Trabalho).
-17% das mulheres brasileiras concluem o ensino superior (IBGE).
-Mulheres que trabalham dedicam 73% mais horas do que os homens aos cuidados/afazeres domésticos (IBGE).
Serviços:
Dia Internacional da Mulher: Lançamento da Consulta Pública Guarapuava para Todas.
Data: 08 de março
Horário: 10 horas até 16 horas
Local: CEU das Artes Jardim das Américas
Atrações:
13h30 Banda Municipal
14h Coral Municipal
15h30 demonstração da Freestyle – associação de patinadores de Guarapuava
Pré-inscrições para os cursos da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres
Skate
Atividades de arte corporal com o professor do CEU das artes.
Algodão doce e pipocas
Aplicação da vacina HPV para meninas de 9 a 14 anos
Serviços de estética
Oficinas de Artesanato