A Polícia Civil do Paraná prorrogou as inscrições para o Concurso de Fotografia PCPR 2022. Elas são gratuitas e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 4 de março. Com o tema “PCPR prontos para o futuro”, a iniciativa busca mostrar atividades positivas desenvolvidas pela PCPR através de fotografias digitais.
As imagens devem retratar cenas de interação com a comunidade, operações policiais, resgates, atendimentos à população, perícias papiloscópicas, confecção de carteiras de identidade, levantamentos em locais de crime, dentre outras ações que expressem a atividade da PCPR na vida do cidadão. As avaliações das fotografias acontecerão entre 4 e 8 de março e o resultado final será divulgado no dia 9, em publicação no portal da PCPR.
O concurso é aberto a qualquer cidadão e a inscrição pode ser individual ou em grupo. Serão premiadas as três melhores fotos produzidas por policiais civis e as três melhores do público em geral.
Todas as imagens inscritas no concurso passarão a integrar o banco de imagens da PCPR e poderão ser utilizadas nas campanhas da instituição, sempre com indicação da autoria do material.
São livres as técnicas adotadas para criação das fotografias, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros, ampliação, entre outros. As imagens também podem ser coloridas ou em preto e branco.
As fotografias inscritas devem ser inéditas. Não podem ter feito parte parte de livro, mostra ou sido premiadas em outros concursos até a data da inscrição. Além disso, nenhum dos trabalhos poderá constituir plágio de espécie alguma.
Inscrições – Os candidatos devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]. Cada fotógrafo ou equipe deverá realizar apenas uma inscrição e cada uma delas poderá apresentar até três fotografias que precisam estar em anexo e identificadas.
No campo “Assunto” do e-mail deverá constar o seguinte título: “INSCRIÇÃO CONCURSO FOTOGRAFIA PCPR 2022” e, no corpo do e-mail, o nome do trabalho e o ano de sua realização, bem como as seguintes informações sobre o(a) autor(a) do trabalho ou equipe de autores(as): nome completo; RG e UF de expedição; endereço completo; CPF; telefone; e-mail.
Critérios de Avaliação – A comissão julgadora será designada pelo delegado-geral Silvio Jacob Rockembach. Ao todo serão cinco integrantes, sendo três titulares e dois suplentes. Eles trabalharão com os seguintes critérios qualitativos: impacto visual; capacidade de surpreender e sensibilizar o público; originalidade; habilidade criativa e expressiva; domínio técnico e estético.