Secretaria de Educação realiza reformas em CMEI e escolas

Foto: Assessoria

Reparos são em telhados, quadra de esportes, pisos e salas de aula. Além disso, município recebeu novo ônibus para a frota do transporte escolar

A Secretaria de Educação de Irati comemora três conquistas recentes. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clari Gomes Pedro, no bairro Vila São João, recebeu reformas e a quadra da Escola Mercedes Braga, no Alto da Lagoa, também ganhou reparos para que os alunos pudessem voltar a utilizá-la. Outras instituições também estão recebendo melhorias. Recentemente, a Educação recebeu um novo ônibus para o transporte diário dos alunos.

Atendendo 90 crianças de dois a quatro anos, o CMEI Clari Gomes Pedro estava enfrentando problemas com goteiras. Até houve um reparo para sanar este problema, mas foi necessário trocar o telhado, pois a situação era prejudicial aos alunos, disse a secretária de Educação de Irati, Rita Almeida. Para a reforma, as aulas tiveram que ser suspensas.

Outra instituição de ensino atendida foi a Escola Mercedes Braga, que estava com a sua quadra de esportes desativada pelas péssimas condições de estrutura. A escola fazia pedido de reformas há muito tempo.

ÔNIBUS NOVO

A Educação também recebeu um ônibus escolar, no valor de R$ 230 mil, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

MAIS REFORMAS

Outras três escolas municipais já receberam reparos desde janeiro. A Escola Ana Amaral Gruber, no bairro São Francisco, teve reparos na cozinha, banheiros e pátio. As escolas Francisco Vieira de Araújo (Centro) e Padre Wenceslau (Rio Bonito), tiveram seus pisos trocados de tacos por lajotas. A última ainda ganhou cobertura nova para duas salas de aula.

 

 

Deixe um comentário

Zeca Dirceu confirma novo curso de Medicina em Guarapuava

Este é o segundo curso, para UniGuairacá, que o deputado ajuda a conquistar para a região. Em 2016, o da Campo Real também contou com o apoio dele

O deputado Zeca Dirceu (PT) confirmou nesta segunda-feira (7) que o Ministério da Educação autorizou a implantação do curso de Medicina no Centro Universitário Guairacá em Guarapuava. “Guarapuava tem mais de 190 mil habitantes, somando as 16 cidades da Amocentro são mais de 352 mil moradores, o que se destaca a importância de formação de mais médicos na região”, apontou Zeca Dirceu.

“Fica autorizado o curso superior de graduação em Medicina, bacharelado, com 49 (quarenta e nove) vagas totais anuais, a ser ofertado pelo Centro Universitário Guairacá – UniGuairacá”, determina a portaria 225 assinada na sexta-feira, 4, pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, publicada no dia de hoje.

As 49 novas vagas da Guairacá somam-se às 132 ofertadas pelo Centro Universitário Campo Real e pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste). “Os número de leitos nos hospitais e unidades de saúde na região centro oeste justificam a criação de mais um curso de medicina. O mais importante é que a população terá mais acesso à saúde mesmo durante a formação dos médicos que farão as residências nos hospitais da região”, disse o deputado.

Mais cursos

Em 2011, Zeca Dirceu liderou a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional para ampliação dos cursos de medicina. “A minha experiência na prefeitura de Cruzeiro do Oeste colocou como pauta prioritária a necessidade de ter mais médicos para atender a população nas cidades do interior”, disse.

Desde 2022, Zeca Dirceu apoia a implantação do curso na Uniguairacá e desde 2013, o deputado defendeu no Ministério da Educação, a criação do novo curso de Medicina em Guarapuava, no âmbito do programa Mais Médicos. Em 2014, o MEC habilitou quatro regiões (Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama e Pato Branco) para receberem esses cursos.

Em 2016, o Centro Universitário Campo Real foi autorizado a criar 50 vagas de medicina e, hoje, oferta 92. Na Unicentro, são mais 40 vagas.

Cidades

Além de Guarapuava, o ministro Camilo Santana (Educação) adiantou em fevereiro ao deputado a autorização da implantação de quatro novos cursos nas cidades de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. “Estamos batalhando no MEC para autorização de mais cursos de medicina no Paraná, com o intuito de abranger todas as regiões que têm a mesma necessidade”, disse o deputado.

Para a instalação de um curso de medicina, a cidade que pleiteia a autorização do MEC precisa ter uma infraestrutura que inclui um hospital com mais de 80 leitos no SUS e pelo menos cinco leitos gerais por aluno; mínimo de três alunos por equipe de atenção básica; leitos de urgência e emergência ou pronto socorro; um centro de atenção psicossocial e pelo menos três programas de residência nas especialidades prioritárias.