Para dar suporte às pessoas infectadas pelo novo coronavírus e facilitar o acesso às orientações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, nesta segunda-feira ( 17), uma nova plataforma de atendimento para os pacientes. Além do 0800 do call center, agora, os moradores podem ser atendidos pela ‘SARA’, uma assistente virtual que vai auxiliar na triagem dos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e influenza e monitoramento de pacientes contaminados.
“Apesar de termos reforçado o atendimento do call center, com a ampliação da equipe, o grande número de casos provoca um congestionamento nas linhas. A tecnologia trazida pela assistente virtual vai ajudar a direcionar as demandas e dar uma resposta mais rápida a quem precisa”, explicou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.
Após receber as informações do paciente, a ‘SARA‘ encaminha os dados automaticamente para a equipe do call center que faz a marcação de exames e encaminhamento para consultas, quando necessário. Os testes serão agendados para coleta no Ginásio Joaquim Prestes.
A assistente virtual ficará disponível para contato 24 horas e não tem limite de usuários que podem ser monitorados ao mesmo tempo. Já o atendimento do call center, para encaminhamento das demandas, continua das 8h às 22h. Além disso, o sistema é alimentado com as informações e permitirá gerar estatísticas mais precisas e completas que ajudam a entender a dinâmica da pandemia na cidade.
Cadastro – No site, após aceitar a política de privacidade, é necessário digitar o CPF, o nome completo e o telefone para contato. Depois, é só responder as perguntas como: Você testou positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias? Você tomou a vacina contra covid-19 ? Apresentou febre com temperatura igual ou maior que 37,8ºC?. Você teve contato com algum caso provável ou confirmado de infecção por coronavírus nos últimos 14 dias?Além disso, a pessoa deve indicar se faz parte de grupo de risco, se tem comorbidades, etc..
O formulário de respostas é avaliado pela equipe médica que fará contato via whatsapp com o paciente em até 30 minutos. Conforme a classificação dos sintomas existe uma ordem de prioridade no atendimento. Com a Assistente Virtual o Município dá mais um importante passo no fortalecimento das teleconsultas. Com o direcionamento de pacientes para linhas de cuidados específicas.
O monitoramento com diálogos semanais com pessoas consideradas casos de risco (idosos, pessoas com comorbidades) terá prioridade. A plataforma também permite esclarecer dúvidas a respeito da Covid-19 e da vacinação.
Como Acessar – O site da prefeitura de Guarapuava conta com um chat na página inicial. Basta clicar no ícone no canto inferior direito.
Aplicativo – Em breve, após atualização dos sistemas operacionais dos smartphones, o ‘SARA’ também estará disponível no aplicativo Fala Saúde.