Escola de Entre Rios recebe a presença do Papai Noel

Cartas escritas ao Papai Noel por 40 estudantes da Escola multisseriada Rural Domingos de Moraes na comunidade do Banhado Grande, em Entre Rios, tiveram resposta na tarde desta quinta-feira (16). Pedidos como bonecas, bolas e centenas de outros brinquedos foram entregues para as crianças, pelo Papai Noel e voluntariamente por servidores da Secretaria Municipal de Educação

É emocionante ver o sorriso no rosto de cada criança. Eu sinto muita gratidão por realizarem essa ação, proporcionando alegria para essas crianças carentes e também ensinando muitos valores a ambos, tanto para quem doa quanto para quem recebe”, ressaltou o secretário de Educação, Pablo Almeida.

Os presentes entregues foram atendidos por padrinhos colaboradores, que se sensibilizaram com os estudantes da escola, que possui classe multisseriada. A qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, atendendo a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes.

A pequena Alice Justina Boeira, de 5 anos, ganhou uma boneca e afirma ter ficado muito feliz. “Estou feliz, porque era o meu sonho ganhar uma boneca grande e o Papai Noel trouxe pra mim”, disse.

A estudante Flávia dos Santos, de 10 anos, está no 5° Ano. Ela também demonstrou emoção quando recebeu o presente das mãos do Papai Noel “Não consigo descrever a emoção em receber esse presente, fiz sucesso com a maquiagem que ganhei, pois já usei em várias pessoas”, contou.

Tão emocionada quanto as crianças ficou a pedagoga da Escola, Adenice Maria Machado. “Foi emocionante, um momento mágico, após este longo período de pandemia, podermos nos aproximar das crianças novamente e poder resgatar o espírito de Natal. Onde a alegria refletida nos rostinhos das crianças, mostrou a importância de fazer algo pelo próximo, e isso tornou-se possível, graças a uma linda ação de padrinhos, colaboradores e parceiros”, finalizou.

Deixe um comentário

Região de Guarapuava registrou 5,3 mil admissões em fevereiro, aponta Caged

Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços

 

A região de Guarapuava registrou 5.365 admissões em fevereiro, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 4.466 demissões e saldo positivo de 899 empregos formais na região.

No cenário nacional, o saldo de empregos foi de 431.995 postos de trabalho, resultado de 2.579.192 contratações e 2.147.197 demissões.

Perfil dos contratados e setores em destaque

A maior parte dos trabalhadores admitidos na região tem ensino médio completo (58,62%) e idade entre 18 a 24 anos (30,75%). Em relação ao gênero, 42,42% dos contratados eram mulheres, enquanto os homens representaram 57,58% das admissões.

Entre os setores que mais impulsionaram a geração de empregos na região, serviços liderou com 32,81% das contratações, seguido por comércio, que respondeu por 30,81% dos novos postos de trabalho.

Entre as cidades da região, Guarapuava registrou o maior número de admissões no período, com 2.872 novos contratos. Na sequência, aparecem Palmeirinha (428) e Prudentópolis (418). Em contrapartida, Guarapuava também liderou em número de desligamentos, com 2.574 demissões, seguida por Palmeirinha (386) e Prudentópolis (332).

Cresce contratação de trabalhadores temporários

O levantamento do Caged também aponta que o Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços, que foi responsável por 88.704 dessas contratações. Dentro desse segmento, as áreas de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas concentraram a maior parte das admissões. No Paraná, foram 11.003 contratações na modalidade.

Segundo o gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, Jefer Caldas, o trabalho temporário tem desempenhado um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que buscam o primeiro emprego.

“O trabalho temporário é uma porta de entrada para jovens talentos sem experiência profissional. Além de oferecer uma primeira vivência no mercado, também possibilita capacitação prática e, muitas vezes, abre caminho para uma efetivação”, afirmou.

Municípios da região

Os municípios da região são Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.