Setor de serviços do Paraná é o que mais cresce no País, segundo IBGE

O setor de serviços do Paraná registrou crescimento de 2,6% nos primeiros cinco meses desse ano na comparação com igual período do ano passado, mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor resultado do País, à frente do Rio Grande do Norte (2,2%) e do Mato Grosso (1%). Todos os demais Estados tiveram resultados negativos.

O desempenho paranaense também foi bem melhor do que o do Brasil, que teve um recuo de 4,4% na atividade na mesma base de comparação. Em maio, houve alta de 6,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 0,5% na comparação com abril (na série com ajuste sazonal).

 

EMPREGOS

No primeiro semestre, o setor foi o que mais criou empregos com carteira assinada no Estado, com a abertura de 12,5 mil vagas, já descontadas as demissões, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O grande destaque nos números do setor no Estado foram os serviços de transporte, principalmente de cargas, por conta da boa safra agrícola. De janeiro a maio, os serviços de transporte, auxiliares e de correio registraram alta de 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Suzuki Júnior, a demanda doméstica vem reagindo, o que ajuda a explicar, por exemplo, o crescimento nos serviços prestados às famílias, que cresceram 5,6% na mesma base de comparação. Essa atividade foi influenciada, principalmente, por serviços de hotéis e restaurantes.

Serviços profissionais, administrativos e complementares – como contadores, advogados e arquitetos, dentre outros – tiveram avanço de 3,7%. Já as atividades prestadas de informação e comunicação tiveram queda de 3,6%.

 

Da Redação, com Agência Estadual de Notícias.

Deixe um comentário