Mais de 80 exames foram realizados em Dia D da campanha Novembro Vermelho
Mais de 100 pessoas foram atendidas no dia D do Novembro Vermelho, realizado no último sábado (20) na Praça 9 de Dezembro. Na tenda montada no Calçadão da XV, estudantes e profissionais da UniGuairacá e da secretaria municipal de Saúde (SMS) fizeram a entrega de panfletos e orientações para as pessoas sobre o câncer bucal.
“O objetivo do novembro vermelho é a prevenção, caminhando com a Organização Mundial da Saúde, para diminuir 25% de todos os tipos de câncer do mundo, através de estratégias de prevenção. Por isso é importante o que estamos fazendo aqui na praça, olho no olho do paciente, pois ensinamos a fazer o autoexame, explicamos os fatores de risco e como tomar os cuidados necessários”, explicou uma das coordenadoras da campanha, Ana Paula Virmond.
Além disso, as pessoas puderam fazer exames no Odontomóvel, veículo adaptado com equipamentos de uma clínica odontológica, com a intenção de identificar lesões cancerizáveis. Cerca de 80 exames clínicos foram feitos e sete pessoas encaminhadas para serviço especializado. Elza Tonetti foi uma das pessoas que compareceram à tenda para receber as orientações.
“As pessoas do UPA me deram um cartão para eu vir aqui fazer o exame de câncer bucal e achei muito importante realizar o exame e escutar as orientações, poderia até ter mais vezes durante o ano, além disso, vou indicar para outras pessoas também”, observou.
Em Guarapuava, no ano de 2020 foram registrados 29 casos de câncer de boca e 3 mortes em função da doença. No Brasil, foram mais de 15 mil casos.
Exames – As causas mais comuns do câncer de boca estão relacionadas principalmente ao uso de cigarro e álcool. Fique atento a feridas na boca ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, ou ao aparecimento manchas brancas ou avermelhadas na língua e bochecha ou caroços no pescoço.
Procure a UBS mais próxima para ser avaliado por um profissional.