Guarapuava terá atletas nas Paralimpiadas Escolares

A 12° edição das Paralimpíadas Escolares começa na próxima terça-feira (23) e, neste ano, recebe atletas de Guarapuava, convocados para representar o Paraná. Marco Antônio Marroni, João Pedro Machado e Juarez Eduardo Camilo, todos com 13 anos, foram selecionados para completar a equipe de Goalball.

Os atletas viajaram na sexta-feira (19), acompanhados da professora Leila Maria da Silva. Tanto a viagem, quanto os testes de Covid-19, necessários para a competição, foram custeados pela secretaria de Esportes e Recreação.

O secretário, Milton Roseira, relatou um clima inspirador em poder incentivar os jovens atletas paralímpicos. “Ficamos muito felizes com tudo e isso, é algo lindo de se ver. Agora torcemos daqui e esperamos que seja apenas o primeiro sucesso deles”, contou.

A primeira parada dos atletas é Londrina, onde irão treinar com o restante da equipe paranaense de GoalBall. De acordo com a professora Leila, o bom desempenho pode ser uma porta de entrada para competições paralímpicas ainda maiores.

“Quando falamos sobre ser uma competição Paralímpica e por ser em São Paulo, eles ficam muito animados mesmo, eles acreditam muito no potencial deles. Acredito que a experiência vai ser muito importante para o crescimento deles e que pode abrir muitas portas dentro do esporte”, concluiu a professora.

GoalBall – O esporte é praticado por atletas com deficiência visual que usam das percepções táteis para jogar a bola com as mãos. A bola possui um sino na parte de dentro, com o objetivo de pontuar no gol adversário.

Além do GoalBall, as Paralimpíadas Escolares contam com outras modalidades, como: ParaTaekwondo, Basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, entre outros. A competição será entre os dias 23 e 26 de novembro.

Deixe um comentário