A Escola Municipal Gabriel Hugo Rios é uma das Unidades de Ensino que receberam e plantaram mudas de lavanda nos jardins e canteiros de flores para combater a dengue.
“Quando eles trouxeram as mudas, nós aceitamos para plantar porque sabemos que ele é um repelente que afasta o mosquito. E nossos professores estão trabalhando na sala de aula, com folders, panfletos e temas sobre o assunto, então isso é muito importante”, explicou a diretora da escola, Rita de Cássia Lustosa.
No mês de outubro foram entregues 150 mudas de lavanda para cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e dez escolas municipais, totalizando dez mudas para cada unidade educacional para ajudar no combate à dengue.
A entrega das mudas foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), por meio do Viveiro Municipal, e a Vigilância Sanitária. Os CMEI’s e escolas comtemplados ficam nos bairros que contêm as maiores incidências do mosquito.
“A escola é um espaço muito importante para disseminação de conhecimentos e práticas que beneficiam o dia a dia da comunidade. A prevenção faz parte de nossa rotina de atividades para conscientizarmos sobre o combate ao mosquito”, comentou o secretário de Educação e Cultura, Pablo de Almeida.
Suzana de Souza, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental, reitera que, mesmo com as mudas atuando como um repelente natural, é necessário ter todos os cuidados possíveis com o mosquito.
“O plantio de lavandas é uma ação complementar que não exclui as outras ações de controle. É sempre importante verificar a residência, os possíveis criadores. Além dos métodos tradicionais de combate à dengue, é preciso pensar em novas estratégias para eliminar o vetor”, explicou.
O projeto visa estender a distribuição de mudas para todas as escolas municipais e CMEI’s da cidade.
Repelente Natural – A lavanda solta um odor desagradável para o mosquito e atrai predadores do mosquito Aedes, como por exemplo, as libélulas.