Residência médica em Medicina de Família segue com inscrições abertas

Pelo segundo ano consecutivo o município de Guarapuava oferta quatro vagas para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Comissão Nacional de Residência Médica. Neste ano, o processo seletivo será através do Exame Nacional de Residência Médica (ENARE). 

ENARE – O ENARE é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) que oferece mais oportunidades de vagas de Residências das Áreas Médica, Multi e Uniprofissional.  Essas oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas ao programa.

As inscrições foram iniciadas no dia 20 de outubro e seguem abertas até o dia 08 de novembro. Médicos e egressos do Curso de Medicina no ano de 2021 de todo território nacional podem se inscrever. A prova será realizada no dia 12 de dezembro em todas as capitais e cidades-pólo, entre elas, Guarapuava.

Formação – A Residência Médica é um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu considerado como padrão ouro na formação das especialidades médicas. A Medicina de Família e Comunidade é  uma especialidade médica que atende as pessoas ao longo de suas vidas, independentemente de gênero, idade ou possível doença e reúne ações de promoção e recuperação da saúde em situações agudas ou crônicas.

Bolsa– O Município de Guarapuava incentiva a formação nessa área através de uma bolsa complementar adicional no valor de R$ 3.670,00, normatizada pela Lei Complementar 129/2021. A partir de 1º de janeiro de 2022, o valor mínimo da bolsa assegurada aos médicos residentes será de R$ 4.106,09.

Ainda como forma de incentivar a formação nesta especialidade, a lei possibilita que servidores efetivos do Município possam solicitar afastamento temporário para cursar esta especialização em serviço, com o objetivo de qualificar a assistência à saúde e fortalecer a Atenção Primária, mantendo o direito de recebimento de 50% de seus vencimentos durante o período regulamentar do Programa.

As inscrições pelo site: https://enare.ebserh.gov.br/site-enare-2021/concurso.jsp?id=349

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).