Alunas do curso da secretaria da Mulher servem sonhos para chá da PM

As alunas do curso de Aperfeiçoamento em Panificação do Projeto Potencial Feminino produziram os sonhos servidos durante o Chá das Rosas da Polícia Militar (PM). O evento em comemoração ao Outubro Rosa ocorreu na última quarta-feira (27) e contou com a presença da Tenente Patrícia Fernanda Silvério, do Major Cristiano Cubas, da Deputada Cristina Silvestri e da vereadora Bruna Spitzner.

Mais 50 policiais militares participaram da reunião para reforçar os cuidados femininos e de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Além de debater sobre a saúde da mulher, a confraternização contou com a palestra da fisioterapeuta Kassieyne Tozatti, da Assistente Social Silvana Carneiro da Silva e também momentos de autocuidado e bem estar.

Os sonhos também foram distribuídos para os demais policiais do 16º Batalhão como uma forma de agradecer e mostrar que o trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher salva vidas.

“Esses sonhos foram feitos com muito amor e representam as mulheres que nós atendemos, que estão em busca de um recomeço e independência financeira”, destacou Andresa do Amaral, chefe da divisão de cursos da secretaria da Mulher.

A divisão de cursos da secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, juntamente com a Patrulha Maria da Penha, idealizou a escolha da produção do doce para simbolizar os sonhos das mulheres que são ‘salvos’ diariamente ao serem atendidas pela Rede de Enfrentamento.

Alguns relatos trazidos pelas participantes do Curso de Panificação foram escritos em um papel e expostos e lidos durante o evento, entre eles: “Voltar para o mercado de trabalho”; “ver o meu filho crescer” e “comprar um forno elétrico para colocar em prática o que eu estou aprendendo”.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).