O objetivo é verificar o número de crianças com idades entre quatro a cinco anos que não estão matriculadas em nenhuma instituição
Foto: reprodução
Na última semana, a Secretaria de Educação e Cultura deu início à ação intitulada Busca Ativa, com propósito de verificar o número de crianças com idades entre quatro a cinco anos que não estão matriculadas em escolas. De acordo com a Meta 1 do Plano Municipal de Educação, todas as crianças a partir dos quatro anos de idade devem estar matriculadas em escolas e o município precisa saber onde elas estão, por isso, em parceria com órgãos públicos estamos fazendo mutirões nos bairros para localizar essas crianças, explica a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.
O trabalho de Busca Ativa teve início no Residencial 2000. Mais de 90 pessoas, entre servidores da Secretaria Municipal de Educação, diretores e professores de escolas e voluntários da Faculdade Campo Real participaram da ação. Nas próximas semanas, o mutirão da Busca Ativa vai concentrar as atividades nos bairros Colibri e Jardim das Américas.
“Esses bairros foram selecionados prioritariamente por concentrarem um significativo número de novas residências”, completa Doraci, que também ressalta a importância da participação da criança e sua convivência no meio escolar. Dar cumprimento ao que estabelece a legislação municipal e atender as recomendações em relação à execução das Metas do Plano Municipal de Educação são quesitos importantes. Mas acima de tudo deve-se considerar a importância da participação da criança e sua convivência no meio escolar, pois favorece o desenvolvimento da afetividade, socialização, linguagem e lhe familiariza com o ambiente escolar, finaliza a secretária de Educação e Cultura.