Atletismo dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos será neste fim de semana

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) e os Jogos Abertos do Paraná (Japs) estão iniciando a etapa estadual de suas competições. As disputas do atletismo acontecerão no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), em Cascavel, no Oeste. No sábado (16), as provas dos Jojups reúnem cerca de 400 atletas e no domingo (17) ocorrem as provas dos Japs, que contarão com 334 atletas, num total de 43 municípios participantes.

Confira a programação dos Jogos da Juventude do Paraná e dos Jogos Abertos do Paraná.

A escolha de Cascavel como cidade-sede do atletismo se deve à presença do CNTA, um espaço moderno construído para o desenvolvimento da modalidade no Paraná. Há duas semanas o local recebeu o Campeonato Brasileiro Sub-16 e, na última, foi sede do Campeonato Brasileiro Master.

“A ideia de levar o atletismo para Cascavel é exatamente para oferecer as melhores condições esportivas para os atletas que estão retomando suas atividades, utilizando o que tem de melhor hoje no Brasil em termos de atletismo”, explica o diretor de Esportes da Superintendência Geral do Esporte, Cristiano Barros d’El Rei.

Com exceção do atletismo e da ginástica rítmica, todas as outras modalidades individuais acontecem no final de novembro no município de Apucarana, no Vale do Ivaí.

Protocolo Sanitário – Os eventos esportivos organizados pelo Governo do Estado seguem os protocolos sanitários, com diretrizes a serem respeitadas por todos os envolvidos nas competições: staff, atletas, dirigentes, arbitragem e toda a comunidade esportiva.

As normas são seguidas de acordo com as orientações da secretaria estadual da Saúde. São necessárias as higienizações e descontaminações das instalações esportivas e não esportivas. Os Jogos Oficiais do Paraná sofreram adequações em 2021, com mudanças no sistema de disputa e a não permanência de equipes nos municípios-sede.

Os Jogos da Juventude do Paraná e os Jogos Abertos do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com o apoio das prefeituras municipais das cidades-sede.

Deixe um comentário

Presidente Lula lamenta morte do Papa Francisco

A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.
Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente da República

Fonte: Secom