Prevenção do câncer de mama salva vidas

Durante esse mês, a secretaria municipal de Saúde (SMS) está realizando palestras e ações nos bairros e exames de mamografia e o preventivo de colo de útero em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento prévio em dias específicos de cada unidade.

Além disso, no Dia D, neste sábado (16), acontece um intensivo de coleta dos exames preventivos, que serão disponibilizados sem a necessidade de marcar horário nas UBS e na Clínica da Mulher.

A conscientização é considerada o ponto de partida do mês de combate ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero. Neste ano, o tema faz um apelo para que as mulheres deem prioridade a própria saúde com o slogan “Eu cuido da minha saúde, e você?”

A campanha do Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ressalta especialmente o fato de que a grande maioria dos casos identificados de forma precoce tem cura.

Em Guarapuava, neste ano, até 31 de agosto, foram registrados 14 óbitos decorrentes do câncer de mama e 13 de câncer de colo do útero. Já em 2020, durante os doze meses, foram 18 mortes de pacientes com câncer de mama e 7 com câncer de útero.

De acordo com Sueli Ribeiro, Coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, a maioria dos óbitos podem ser evitados pela identificação precoce do tumor.

“A desinformação e o diagnóstico tardio acabam sendo grandes influenciadores no casos, muitas mulheres deixam de fazer os exames preventivos, então, queremos encorajar quem tem uma amiga que normalmente não vai, a levar ela quando for fazer o exame, para atingirmos mais pessoas”, explicou.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.