Samu orienta população sobre engasgamento

A iniciativa pretende nortear as pessoas sobre o tema, pois em Guarapuava há um alto índice de ligações para salvamento de pessoas engasgadas

 

Engasgar com alimentos ou líquidos é mais corriqueiro do que se imagina. Atualmente, no Samu de Guarapuava, há um índice alto de ligações para salvamento de pessoas engasgadas. Por este motivo o Núcleo de Educação Permanente do Samu desenvolve uma ação de conscientização e orientação sobre o tema. Quanto maior o número de pessoas que sabem como agir, mais vidas podem ser salvas. E o tempo é determinante em casos como este, disse Franco Bittencourt, coordenador do Núcleo de Guarapuava.

A primeira ação foi realizada na última quinta-feira (22), no Terminal da Fonte. Explicações de como agir e o que fazer em caso de engasgamento foram repassadas para todas as pessoas que passaram pelo local. Uma delas foi a dona Rita Kowalksi, que escutou atentamente as informações. Eu até já conhecia alguma coisa sobre engasgamento e tento não me apavorar quando acontece com alguém perto de mim, lembro sempre que tem que bater nas costas. Tenho uma neta pequena em casa e aprender como ajudar a criança deixa a  gente mais calma ainda.

Na próxima semana a equipe do Núcleo irá visitar o comércio guarapuavano e as praças de alimentação, com o objetivo de atingir mais pessoas ainda. O salvamento de engasgamento pode ser feito por leigos e ajudado pelo Samu via telefone, até que a ambulância chegue para prestar socorro. Esta é uma forma de ajudarmos a população saber o que fazer caso alguém engasgue próximo a ela, completou Franco.

 

Deixe um comentário

Lançado em Guarapuava programa Mulher Segura

Iniciativa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento

Foi lançado em Guarapuava, na sexta-feira (04), na Câmara de Vereadores, o Programa Mulher Segura, uma iniciativa para a promoção da segurança, empoderamento e apoio integral às mulheres. Idealizado para combater a violência de gênero e promover a igualdade de oportunidades, o programa propõe uma série de medidas de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de ações educativas que visam fortalecer o empoderamento feminino em diversas esferas da sociedade.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Guarapuava, Busnello, ressaltou a importância da disseminação da informação e da atuação coletiva para combater a violência.

“Quando conseguimos disseminar a informação de forma eficaz, com uma legislação firme e uma população proativa, podemos esperar resultados significativos. Hoje, ao atendermos mais ocorrências, notamos que mais mulheres estão se informando, e isso tem um impacto direto: muitas estão deixando de ser vítimas de violência doméstica. A informação chega até elas, e com isso, elas sabem que têm alternativas. Elas sabem que existe um caminho para sair daquela situação de violência”.

Já a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Márcia Costa, destacou a importância da união de esforços entre as diversas esferas da sociedade para a implementação do programa.

“Não podemos ignorar a importância dessa fala, e é fundamental que todos se empenhem em multiplicar as informações que recebemos aqui hoje. Todos temos um papel nesse enfrentamento – não só os representantes da Secretaria ou da Polícia Militar, mas cada cidadão. Precisamos unir forças para garantir que a informação chegue onde ela realmente precisa estar. Acreditamos, com a ajuda de Deus, que conseguiremos diminuir esses números alarmantes de violência e, ao menos, ter algum controle sobre essa situação, que está desenfreada, não só em Guarapuava, mas em todo o Brasil”, enalteceu a secretária