Covid-19: Guarapuava não registra mortes há 17 dias

Dados da secretaria municipal de Saúde (SMS) desta sexta-feira(08), mostram a diminuição de casos e de mortes por Covid-19 em Guarapuava nas últimas semanas. O Boletim epidemiológico do Município de hoje, por exemplo, registrou 108 casos ativos, menor número registrado em quase um ano de pandemia, desde 25 de outubro de 2020, quando haviam 95 casos ativos.

O informativo também não registrou mortes em decorrência da doença, mantendo a média móvel de óbitos em 0 (zero). Desde o dia 22 de setembro, a cidade não têm novas mortes notificadas por Covid-19, contabilizando mais de duas semanas (17 dias). De acordo com a SMS, um caso registrado no Boletim do dia 05 de outubro foi uma confirmação posterior de óbito ocorrido ainda no mês de agosto.

A secretaria considera que a campanha de vacinação está entre os principais fatores que influenciaram na queda dos números. Hoje, 135.066 guarapuavanos estão protegidos com ao menos a primeira dose, 85.100 pessoas com as duas vacinas e 4.123 já receberam a terceira dose de reforço.

“Ao analisarmos os números, fica claro que a vacinação desempenha um papel fundamental na redução dos casos graves e de mortes no município. O vírus continua circulando mas, a imunização somada aos cuidados e responsabilidades pessoais tem mantido a contaminação sob certo controle”, apontou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

A Matriz de Risco que avalia a capacidade de atendimento de leitos hospitalares especializados, bem como, o estágio da pandemia, considerando os índices de transmissão e de mortalidade, número de mortes e casos ativos, entre outros, também tem se mantido estável na última semana, atingindo os 3 pontos desde o dia 2 de outubro.

Evolução nos últimos meses

A queda acentuada fica mais perceptível ainda quando as informações são comparadas ao mês de maio, quando a cidade registrou os piores índices da pandemia de 2021, com 156 mortes, 5.434 casos, RT (Índice de Retransmissão) superior a 1,5, finalizando o mês com cerca de 2 mil casos ativos.

Tendo como referência último mês, em setembro ocorreu uma queda significativa em todos os indicativos: total de 8 óbitos (redução de 95%), 773 casos (-85%), RT de 0,37, terminando o mês com menos de 200 casos ativos (redução de 90%).

Desde o início do ano as UTI’s exclusivas para tratamento da Covid-19 estavam com a ocupação acima de 80% e nos meses de março, abril, maio e junho permaneceram praticamente lotadas. Hoje o índice de ocupação é de 25%.

O “RT”, o Índice de Retransmissão ou ritmo de contágio, mostra para quantas pessoas 1 paciente infectado consegue transmitir o novo coronavírus, e dá uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1, observa-se a queda no número de casos.

Deixe um comentário

Prefeitura de Guarapuava abre inscrições para competições esportivas do dia 1 de maio

As disputas prometem animar a tradicional festa do Dia do Trabalhador na cidade

Estão abertas as inscrições para as competições esportivas realizadas tradicionalmente no Dia do Trabalhador (01) em Guarapuava. As modalidades deste ano serão: vôlei de praia, futebol, corrida, skate, futebol society, truco, basquete trio, e pescaria. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava.

Por meio das competições, a Prefeitura de Guarapuava busca inserir a população em um evento social, promovendo a interação e o espírito competitivo. Além disso, também serão disponibilizadas premiações aos vencedores de cada modalidade.

As inscrições em todas as modalidades, com exceção da corrida e do truco, devem ser realizadas na Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, que fica aberta de segunda à sexta a partir das 08h até as 11:30 e das 13h até as 17h. As inscrições da corrida devem ser feita pelo site, para os interessados em participar, é necessário se atentar ao prazo para as inscrições, que vão até o dia 28 de abril. Já as inscrições do truco, serão feitas no local da competição, no Clube Recreativo Atalaia, a partir das 12h, no dia 01 de maio.

Confira aqui a relação das modalidades esportivas, horários, inscrições e as premiações referentes às competições do Dia do Trabalhador:

Corrida de Rua – Masculino e Feminino

Local: em frente ao Palco redondo do Parque do Lago

Largada: 8h

Inscrição antecipada pelo link site.

2 kg de alimento não perecível

1° Lugar – Voucher de costela de 15 KG

2° Lugar – Voucher de costela de 10 KG

3° Lugar – Voucher de costela de 05 KG

4° Lugar – Voucher de costela de 05 KG

5° Lugar – Voucher de costela de 05 KG

Medalhas para todos os participantes e troféus do 1° ao 5° lugar

Categorias:

15 a 19 anos

20 a 24 anos M/F

24 a 29 anos M/F

30 a 34 anos M/F

35 a 39 anos M/F

40 a 44 anos M/F

45 a 49 anos M/F

50 a 54 anos M/F

55 a 59 anos M/F

60 a 64 anos M/F

65+ M/F

PCD

Geral M/F

Futebol Society – Masculino e Feminino

Local: Campo Sintético do Parque do Lago.

Horário: A partir das 08:00.

Inscrição: Cesta básica grande.

1° Lugar – Voucher de costela de 40 KG

2° Lugar – Voucher de costela de 30 KG

3° Lugar – Voucher de costela de 20 KG

4° Lugar – Voucher de costela de 20 KG

Basquete Trio – Masculino e Feminino

Local: Quadra de Basquete do Parque do Lago.

Horário: A partir das 09:00

Inscrição: 05 kg de alimentos não perecível

1° Lugar – 20 KG

2° Lugar – 15 KG

3° Lugar – 10 KG

Voleibol de Praia – Masculino e Feminino

Local: Quadra de areia do Parque do Lago.

Horário: A partir das 08:00.

Inscrição: 05 kg de alimento não perecível.

1° Lugar – 20 KG

2° Lugar – 15 KG

3° Lugar – 10 KG

Truco – Duplas

Local: Clube Atalaia.

Horário: A partir das 12:00

Inscrição: 05 kg alimento não perecível.

1° Lugar – 25 KG

2° Lugar – 15 KG

3° Lugar – 10 KG

Pescaria

Local: Parque do Lago

Maior Peixe

1° Lugar – Voucher de costela de 20 KG

2° Lugar – Voucher de costela de 15 KG

3° Lugar – Voucher de costela de 10 KG

Mais Comprido

1° Lugar – Voucher de costela de 20 KG

2° Lugar – Voucher de costela de 15 KG

3° Lugar – Voucher de costela de 10 KG

Skate

Local: Pista de Skate do Parque do Lago

Horário: A partir das 08:00.

Premiação: 1° ao 3° lugar troféus e medalhas do 4° ao 10° colocado das quatro categorias.

Categorias:

Mirim

Feminino

Iniciante

AmadorDoação de sangue ganha reforço em Guarapuava antes do feriado da Páscoa
Prefeitura e Hemocentro orientam sobre critérios,

Feira do Peixe Vivo acontece nesta quinta-feira (17)
A feira se concentra este ano na Praça Cleve, n

Defesa Civíl do Paraná entrega equipamentos para combate a incêndios florestais a 100 municípios
Vice-prefeita, Rosângela Virmond, participou da c