Proibido Fumar: Guarapuava tem tratamento grátis contra o tabagismo
Guarapuava oferece tratamento grátis para quem deseja parar de fumar. O programa é oferecido pela secretaria municipal de Saúde e promove orientações e a distribuição de medicamentos e adesivos de nicotina para quem deseja parar de fumar. A equipe é composta por psicólogos, nutricionistas e dentistas, que acabam sendo parte fundamental no acompanhamento dos dependentes.
De acordo com a responsável pelo Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT), em Guarapuava, Rafaela Silvestri de Andrade, o trabalho vai muito além de oferecer a medicação. “O vício da nicotina é apenas um dos fatores no tabagismo, a grande maioria dos fumantes cria um hábito, uma rotina em torno do cigarro, resultando em níveis mais profundos de dependência. Então, todos os esforços são para ajudar a mudar esses paradigmas”, esclareceu.
“Muitos deles acabam desenvolvendo uma dependência psicológica pelo cigarro, isso deixa tudo mais difícil. O acompanhamento precisa ser mais complexo do que só resolver o vício da nicotina. Além dessa dependência, o fumo constante acaba trazendo muitos impactos negativos na saúde da pessoa”, completou Rafaela.
PNCT – Articulado pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) é o principal projeto dentro do combate à epidemia do tabagismo e atua gratuitamente em todo país.
Para Participar – Para entrar no programa, basta buscar orientação em uma UBS próxima da residência. Há possibilidade de entrar em contato pelo WhatsApp: (42) 98885-0561. Os encontros são todos realizados no SAE, localizado na rua Presidente Getúlio Vargas, 1981 – Centro.