Vítima de enfarte, morre Murilo Walter Teixeira

Faleceu neste domingo (26), vítima de enfarte, o renomado historiador paranaense Murilo Walter Teixeira, um dos fundadores do Instituto Histórico de Guarapuava (IHG) e da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC).

Filho de Benjamin C. Teixeira e Alvina Walter Teixeira, Murilo nasceu em Guarapuava, no dia 12 de janeiro de 1937. Deixa um grande legado na área da historiografia guarapuavana.

Incansável batalhador pela divulgação da história de Guarapuava, o historiador viveu boa parte da sua vida dedicando-se à cultura de sua terra, envolvendo-se em diversos projetos para a conservação da memória histórica da cidade, como a criação da Revista Monjolo e a publicação de vários livros.

Algumas de suas obras:

‘Fantasias de minha cidade’, ‘Astúcias’, ‘Genealogia do Capitão Rocha’, ‘Sinhô’, ‘Continente Guarapuavano’,  ‘O Alferes e seu cavalo gateado’, entre outras.

Guardião do arquivo histórico de  Benjamin C. Teixeira, seu pai, propiciou a elaboração de pesquisas sobre os fatos e acontecimentos da região, auxiliando outros historiadores, acadêmicos, imprensa e população em geral.

Confira uma de suas últimas entrevistas ao jornal Extra Guarapuava

Foi colaborador de diversos veículos de comunicação por meio de suas bem humoradas e embasadas crônicas. Entre 2019 e 2020, foi colunista do jornal Extra Guarapuava, marcando sua última passagem pela imprensa local.

Fato que enche de orgulho a direção e os colaboradores do jornal Extra, que agradece ao professor por seus últimos serviços prestados, e se solidariza com a família neste momento de dor. A ela, proferimos uma frase, tão usada por Murilo Walter Teixeira: “não esmoreça”.

Vai em paz, velho mestre.

Velório e Sepultamento – O Corpo de Murilo Walter será velado na Câmara Municipal de de Guarapuava, e o sepultamento será às 09h desta segunda (27), no Cemitério Municipal Central.

Deixe um comentário