Prefeitura segue com obras em Guarapuava

A secretaria de Obras, em parceria com a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), encerrou a semana com serviços de infraestrutura em Guarapuava.

Uma das importantes obras realizadas foi na rua Antônio Carlos Cúnico, no bairro Vila Bela, que após receber instalação de galerias, 12 caixas de captação de água e meio-fio. A via, está passando pelo processo de preparação da base para receber a pavimentação asfáltica.

“Trabalhamos muito ao longo da semana, aproveitando ao máximo o tempo de sol forte, para melhorar a infraestrutura da cidade. Temos um cronograma extenso de obras até o final do ano, mas estamos avançando para atender a todas as demandas vindo da população”, disse o presidente da Surg, Halmuth Brandtner.

O andamento das obras na Avenida Salvador Schneider, na Vila Bela, também avançaram. Após as equipes executarem obras no sistema de drenagem com a instalação de galerias, caixa de captação. A rua agora passa por instalação de meio-fio. E, já na próxima semana receberá pavimentação asfáltica e a sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Ainda na Vila Bela, a rua Turíbio Gomes também recebeu obras nesta sexta-feira. O recape asfáltico foi realizado com o material CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), recuperando uma das principais vias de acesso da cidade. A manutenção foi finalizada no mesmo dia.

E, encerrando o cronograma da semana, as equipes da Surg estiveram também na rua Taubaté, no bairro Bonsucesso, para realizar a drenagem e instalação de novas galerias, para evitar possíveis alagamentos em dias chuvosos

Deixe um comentário

Já conferiu a sua conta de luz? Saiba o que está pagando na fatura todos os meses

Em Guarapuava, outono tem sido marcado com temperaturas típicas de inverno; clima também pode causar impacto na sua conta de energia

O outono chegou e em Guarapuava a nova estação tem sido marcada por dias com temperaturas típicas de inverno. E você sabia que esse clima também pode causar impacto na sua conta de energia? Principalmente porque nos horários mais friozinhos, o chuveiro elétrico e até o aquecedor acabam assumindo o posto de “vilões do consumo de energia”.

“Por isso, é importante adotar práticas de uso eficiente da energia elétrica. Alguns hábitos, quando replicados por toda a família, contribuem para a economia de energia em qualquer época do ano”, reforça o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Helber Corsaletti.

A orientação do gerente da Energisa tem ainda mais importância quando se compreende o que vem cobrado na fatura de energia. “A conta de energia não é apenas o cálculo do consumo. Ela é a soma de vários fatores que incluem impostos e encargos, custos do processo de produção da energia elétrica e, dependendo do período, acréscimo da bandeira tarifária vigente”, explica, acrescentando que quanto maior o consumo, maior a incidência de impostos sobre o valor da fatura.

O que pago? Para quem pago? 

De imediato, é importante destacar que o valor da tarifa de energia é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pelas regras e fiscalização do setor elétrico no Brasil. É ela que também determina os processos de reajuste ou revisão tarifária de cada concessionária.

“Quando a conta chega ao consumidor em uma fatura única, já estão embutidos outros valores que compõem a tarifa. Esses valores são arrecadados pela distribuidora, por meio da conta de energia, e repassados diretamente às empresas responsáveis por cada uma dessas fases do processo produtivo da energia”, esclarece.

Na conta de energia estão cobrados os valores referentes ao consumo do imóvel em kWh no mês; custos da geração, transmissão e distribuição da energia que chega ao consumidor final (residências, estabelecimentos comerciais e industriais); encargos setoriais, impostos diretos, acréscimos da bandeira tarifária vigente e outros serviços.

De forma prática, na área de concessão da Energisa Sul-Sudeste, que compreende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), 19,2% do valor da conta é repassado para a distribuidora. Ou seja, de cada R$ 100 pagos na conta de luz, R$ 19,20 ficam com a Energisa.

Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga fornecedores e prestadores de serviço, renova e faz a manutenção da frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Outros 29% vão para a empresa responsável pela geração de energia, enquanto 14,1%