Cilla Tech Park inaugura novo espaço

O Cilla Tech Park (CTP) está de casa nova e com equipe firmada. Na última sexta (20), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, participou da Assembleia Geral da Associação Cilla Tech Park, e da cerimônia de inauguração do novo espaço.

“O futuro de Guarapuava está sendo feito aqui, vamos dar aos jovens, aos empresários e à comunidade em geral a oportunidade de fazer inovação em todas as áreas a partir do trabalho realizado aqui”, destacou Celso Góes.

O CTP é uma iniciativa que reúne atores do poder público, privado e do terceiro setor. O objetivo é que novas e ideias surjam e sejam viabilizadas, gerando empregos e empresas, distribuindo renda, formando capital humano de alto nível, sempre respeitando o Meio Ambiente e promovendo a inclusão social.

Na ocasião, foi oficializada a composição do conselho deliberativo do CTP, tendo o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho na presidência e Sandro Abdanur, na vice-presidência.

“O Cilla Tech Park vai deixar um legado para Guarapuava, e eu como presidente vou trabalhar com garra nessa missão importante, para que possamos criar um ambiente de inovação, auxiliando na formação dos nossos jovens e do ambiente local de empreendedorismo, dialogando sempre com a rede de ensino, seja ela pública ou privada, de ensino superior ao fundamental. É através desse ensino adequado que vamos estimular a inovação em nossa região”, afirmou Cesar Filho.

Deixe um comentário

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão com inscrições abertas

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Abriram, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público que vai contratar dois mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O prazo de inscrição vai até 13 de maio. Os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O candidato também deverá declarar no ato da inscrição que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

Os editais completos dos dois concursos estão no site do IBFC.