Com a presença do prefeito, novos diretores da Rede Estadual tomam posse

Nesta sexta-feira (06), no Teatro Municipal de Guarapuava, com a presença do prefeito Celso Goes, houve a cerimônia de posse dos diretores de colégios estaduais, escolas cívico-militares e escolas em tempo integral de Guarapuava. Os eleitos farão a gestão no período de 2021 a 2024. “O retorno das aulas nos inspira e eu espero que isso inspire a todos vocês, novos diretores, que estão assumindo este grande desafio”, exaltou o prefeito.

Participaram presencialmente somente os diretores e algumas autoridades, respeitando os protocolos sanitários para a segurança de todos. A deputada Cristina Silvestri destacou os desafios que a pandemia trouxe para a educação.

“Eu ficava observando a manobra que vocês tinham que fazer pra manter a atenção desses jovens dessas crianças olhando uma tela, tentando descobrir se realmente eles estavam prestando atenção, se estavam entendendo, se estavam ali ou não. O desafio continua, essa pandemia nos deixou uma missão da importância da educação, nossos alunos precisam de ainda mais conhecimento”, discursou a deputada.

IDEB – Além da posse dos diretores, também foi realizada a premiação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o indicador da qualidade de ensino. Guarapuava foi a responsável pelo maior crescimento na etapa de Ensino Médio, em âmbito estadual, saltando de 3,7 em 2017 para 4,7 em 2019. A cidade tem ainda o IDEB de 6,3 na etapa do ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Já na etapa dos Anos Finais, temos uma evolução significativa indo de 4,3 em 2017 para 5,0 em 2019.  Segundo a chefe do NRE de Guarapuava, Edil Espínola Amaral, é um aumento histórico em nossa região. “Nesse contexto, dezessete escolas estaduais do NRE de Guarapuava também foram premiadas ainda na categoria ouro do IDEB 2019, que reconhece aquelas que tiveram maior desempenho na regional. É uma grande conquista”, pontuou Edil.

“Ter uma boa nota no IDEB é muito importante mas, demanda um trabalho gigantesco”, complementou o professor Osvaldo Verbaneck, do Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira, que falou em nome de todos os diretores.

O deputado estadual Artagão Júnior comentou sobre a estabilidade das notas do Estado no IDEB ao longo dos anos e parabenizou o crescimento a partir de 2017. “Os gráficos mostravam uma estabilidade por vários anos e ver esse crescimento é muito gratificante. Tenho certeza que continuaremos no bom caminho”, disse.

Ainda durante o evento, foi assinado um termo de cooperação com o Cilla Tech Park. A iniciativa deve disponibilizar aos alunos da rede estadual acesso a qualificação voltada para a inovação e tecnologia. Também estavam presentes na cerimônia prefeitos e secretários de educação da região.

 

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.