Guarapuava conta com a primeira Residência Terapêutica

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, inaugurou, nesta quarta-feira (04), a primeira Residência Terapêutica.

O espaço é uma alternativa de moradia para pessoas com transtornos mentais/psiquiátricos, dependentes de ajuda para suas atividades de vida diária, incluindo usuários de álcool e outras drogas, que tiveram alta de internações psiquiátricas, mas não possuem suporte financeiro, social ou vínculos familiares que permitam a reinserção social.

“Com esse espaço, Guarapuava poderá trazer mais dignidade aos pacientes com transtornos mentais, que estão internados e afastados da sociedade. A residência servirá como apoio a essas pessoas que não têm suporte familiar e social suficiente para garantir um espaço adequado de moradia ”, afirmou o prefeito, Celso Góes.

“A Residência Terapêutica é um componente da rede municipal muito importante. É um elo dentro da rede vulnerável. É muita alegria poder concretizar este projeto, deixamos a rede de atenção psicossocial completa e vamos dar mais dignidade aos nossos pacientes”, complementou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.

A unidade vai atender dez pacientes. A casa está dividida em duas alas, masculina e feminina e, conta com quartos, dois banheiros, copa, cozinha, lavanderia, além de um amplo espaço externo.

“A ideia é que seja uma casa normal, sem nenhuma característica de instituição, onde eles terão os seus quartos, e que nós, profissionais, iremos ajudá-los em sua ressocialização.

Serão cuidados através de uma equipe especializada e capacitada para atendimento com qualidade e efetividade, tendo como equipe de apoio, os CAPS do Município” finalizou a coordenadora da Atenção Especializada, Claudia Cunico Locatelli.

Deixe um comentário

Dengue: Paraná tem 6.400 novos casos e mais quatro óbitos

Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 131.888 notificações, 37.035 diagnósticos confirmados e 31 óbitos em decorrência da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, publicou, nesta terça-feira (15), o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 6.400 casos da doença e quatro óbitos. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam 131.888 notificações, 37.035 diagnósticos confirmados e 31 óbitos em decorrência da dengue.

No total, 394 municípios já apresentaram notificações da doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 344 possuem casos confirmados.

Os novos óbitos registrados nesta publicação ocorreram em março, sendo três mulheres e um homem, com idades entre 73 e 90 anos. Os pacientes residiam nos municípios de São Jorge do Patrocínio, na 12ª Regional de Saúde de Umuarama; Iguaraçu e São Jorge do Ivaí, na 15ª RS de Maringá; e Andirá, na 18ª RS Cornélio Procópio.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª RS de Londrina (8.499); 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (8.361); 15ª RS Maringá (4.469); 12ª RS de Umuarama (2.599) e 19ª RS Jacarezinho (2.367).

Outras Arboviroses – O boletim inclui ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Foram confirmados 1.772 casos de Chikungunya, num total de 4.519 notificações da doença no Estado. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 41 notificações sem nenhum caso confirmado.

Confira o Informe Semanal completo AQUI. Mais informações sobre a dengue estão neste LINK.