O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas frente a pandemia devolveram o otimismo aos empresários paranaenses, que esperam aumento nas vendas neste Dia dos Pais. Este é o cenário apresentado pela pesquisa da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) para medir a expectativa dos comerciantes e consumidores neste período de vendas aquecidas.
A pesquisa ouviu 500 comerciantes e 1006 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho em sete cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes.
Aumento das Vendas – O levantamento mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas em função do Dias dos Pais, próximo dia 8 de agosto, serão 9,64% superiores às do mesmo período do ano passado. E, no geral, 65% acreditam no aumento das vendas. Em Ponta Grossa e Guarapuava, 83% dos empresários entrevistados acreditam que as vendas serão iguais ou superiores.
Rumo da Economia – De acordo com o estudo, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo da economia e, principalmente, com o seu negócio, cujo índice apresentou crescimento de 28% em relação à pesquisa Faciap/Datacenso do Dia dos Namorados. 58% dos entrevistados disseram-se esperançosos com relação a economia.
Enquanto isso, em Guarapuava e Ponta Grossa, este otimismo se estende também ao futuro dos próprios negócios, sendo que 85% acreditam que vai melhorar e apenas 10% dos entrevistados mantiveram-se preocupados.
Expectativas dos Consumidores – A maior parte dos consumidores (66%) também acredita que o Dia dos Pais deste ano será melhor que o do ano passado, sobretudo para os entrevistados de Londrina, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ponta Grossa. Este otimismo se justifica, também, em função da flexibilização das medidas sanitárias e do andamento da vacinação, como Guarapuava que, até 27 de julho, conta com mais de 53% da população vacinada com a 1ª dose.
Consumo Médio – Os paranaenses pretendem consumir em média R$ 168,69 neste Dia dos Pais. O valor do tíquete aumenta em Curitiba, atingindo a intenção de gastar R$176,05, principalmente com roupas, bebidas e cosméticos, os três itens preferidos na intenção dos consumidores.
De acordo com o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa pesquisa demonstrou que a economia paranaense começa a pulsar e melhorou muito a expectativa dos comerciantes. “O otimismo é tudo para que a economia volte a aquecer, com aumento das vendas, do lucro dos comerciantes e de toda a cadeia produtiva”, disse Moraes.
Incentivo em Guarapuava para o Dia dos Pais
Pensando em aquecer o período de vendas no município, a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) preparou a campanha gratuita Mês dos Pais Acig para incentivar as compras no comércio local, até o final do mês de agosto.
Para a presidente da Acig, Elaine Scartezini Meirelles, a pesquisa mostra que o setor está esperançoso com esse período. “Temos certeza que superaremos as vendas de Dia das Mães, que na época foram afetadas por conta de algumas restrições. Quem atua no varejo sabe a importância das datas sazonais. Pensando nisto, estamos ofertando novamente uma promoção gratuita exclusivamente para fortalecer e ajudar o setor comercial em mais um período de vendas importantes”, destacou.
Os consumidores sorteados serão contemplados com vales-compras que somam R$ 10.000,00 em prêmios. Mais informações no site da Acig.
Fonte: Faciap e Acig