Processo Seletivo para estagiários da Prefeitura de Guarapuava está com inscrições abertas

Podem se inscrever no Processo candidatos matriculados e com frequência na rede de ensino público ou privado, possuir idade igual ou superior a 16 anos, ter disponibilidade de horário e não ter sido estagiário do município pelo período de dois anos no mesmo nível de escolaridade.

As vagas são para as áreas de Administração, Arquitetura, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Educação Física (Bacharel), Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, História, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Secretariado Executivo, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

A prova objetiva será realizada no dia 19 de fevereiro, em local a ser divulgado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.guarapuava.pr.gov.br, no link concursos. O edital está disponível no mesmo endereço.

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.