Edital para obras da rede coletora no Bairro Boqueirão é lançado

O Governo do Paraná, através da Sanepar, lançou nessa semana o edital para ampliação da rede coletora de esgoto em Guarapuava. A obra será executada no Bairro Boqueirão, contemplando também a região do Mirante da Serra. A obra era reivindicada há anos pela população da região. Serão 1459 novas ligações no bairro. Firmamos um compromisso com os moradores do Boqueirão. Buscamos recursos e investimentos para que a obra acontecesse e estamos muito felizes em anunciar que elas começarão em alguns meses, após os trâmites legais do processo licitatório. Um problema de muitos anos e que era aguardado pela população, agora será solucionado definitivamente, comemorou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Além das novas ligações, a Sanepar também construirá no bairro uma Estação Elevatória de Esgoto, para que todo o esgoto seja direcionado corretamente para a estação de tratamento de Guarapuava. Sem esta estação não seria possível fazer as novas ligações, pois há uma dificuldade topográfica nessa região que impedia as ligações, destacou o Gerente Regional da Sanepar, João Edson de Lima.

Quem também comemorou o lançamento do edital foi a Deputada Estadual, Cristina Silvestri. “A ampliação da rede coletora é uma preocupação que tenho, pois garante mais saúde para os moradores. Com mais esta obra, chegamos a um volume recorde de investimentos da Sanepar em Guarapuava”, completou a Deputada.

Com esta obra e as outras em andamento, Guarapuava terá 83% da cidade ligada na rede coletora de esgoto. A meta da Sanepar era que o município alcançasse esse percentual em 2020. Mas com a capacidade de negociação e um trabalho comprometido com as pessoas, conseguiremos atingir essa meta ainda neste ano. Isso representa mais saúde e qualidade de vida para os guarapuavanos, finalizou o prefeito.

A licitação acontecerá no dia 17 de fevereiro. O valor do investimento é de R$6.985.969,79. A previsão para o início das obras é o 2º semestre deste ano e a execução tem prazo de 540 dias.

Deixe um comentário

Eleições 2026: Requião Filho aparece em 2º lugar em pesquisa para o Governo do Paraná

Uma pesquisa eleitoral do Instituto IRG, divulgada nesta quarta-feira (9) pelo portal Bem Paraná, aponta o deputado estadual Requião Filho em 2º lugar na preferência do eleitorado para as eleições de 2026 ao Governo do Paraná. O levantamento foi realizado com 1.500 moradores de Curitiba, entre os dias 26 de março e 4 de abril.

O desempenho do parlamentar – com 14,5% das intenções de voto – chama a atenção por diversos fatores. Requião Filho não disputou a última eleição para governo, não é base do atual governador, atua de forma independente na Assembleia Legislativa e não conta com o apoio de grandes poderes. Ainda assim, o parlamentar se projeta como um dos nomes mais fortes na disputa.

“Sou oposição ao governo Ratinho na Assembleia. Sou o deputado que denuncia irregularidades, que critica péssimas decisões para o Estado, que questiona publicidades distorcidas sobre áreas como saúde, educação e segurança no Paraná. Também faço críticas ao governo Lula. Um governo que traiu o Paraná e voltou atrás em compromissos que projetavam o Estado ao maior desenvolvimento”, comenta Requião Filho.

O desempenho consolida Requião Filho como uma alternativa viável e com potencial de crescimento, principalmente entre os eleitores que buscam uma candidatura fora do atual eixo do poder estadual. “O resultado evidencia a força de uma atuação política crítica e independente, com forte apoio da população, mesmo antes da disputa eleitoral”, destaca.

Pesquisa – Na pesquisa estimulada, Sérgio Moro aparece em primeiro lugar, seguido de Nenhum/Branco/Nulo e do deputado Requião Filho. O parlamentar aparece à frente de figuras com apoio político no Estado, como Alexandre Curi (presidente da Assembleia Legislativa), Enio Verri (diretor-geral brasileiro da Itaipu) e Guto Silva (secretário das Cidades do Paraná).

A pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (nº J 3140).